
A Comissão Extraordinária de Segurança Pública da Câmara se reuniu ontem para definir novas ações e estratégias voltadas ao aumento da segurança na Cidade, além de buscar soluções para o crescente número de pessoas em situação de rua.
O encontro, presidido pelo vereador Sandro Martins (União), reuniu membros da comissão e autoridades locais para discutir propostas que atendam às necessidades da população e fortaleçam a segurança pública.
Um dos principais tópicos da reunião foi a carência de efetivo policial em Maringá. Sandro Martins destacou que a Cidade ainda sofre com um número insuficiente de policiais para cobrir toda a demanda de segurança.
Em resposta, a comissão anunciou que realizará uma visita técnica ao 4º Batalhão da Polícia Militar, com o objetivo de levantar dados sobre as condições de trabalho, o número de policiais e as principais necessidades do batalhão.
“Temos uma promessa do governo do Estado de aumentar o número de policiais em Maringá, e queremos levantar esses dados junto ao 4º Batalhão para, em seguida, ir a Curitiba conversar com os deputados estaduais e o governador para cobrar o cumprimento dessa promessa”, afirmou Sandro Martins.
Outro ponto relevante da reunião foi a preocupação com o crescente número de pessoas em situação de rua no município. O aumento dessa população tem gerado desafios não apenas para a segurança pública, mas também para a saúde e a assistência social.
A comissão pretende se reunir com o prefeito Silvio Barros e com os secretários de Segurança Pública, Luiz Alves, e de Assistência Social e Cidadania, Leandro Bravin, para buscar uma solução integrada e eficaz para o problema.
Além disso, a comissão também agendou uma reunião pública com representantes da sociedade civil para discutir o assunto. O objetivo é criar políticas públicas que atendam a essa população de forma humanitária, ao mesmo tempo em que se busque soluções para melhorar a segurança local.
A Comissão Extraordinária de Segurança Pública, atualmente, é composta pelo presidente Pastor Sandro (União), o vice-presidente Cristian Maia Maninho (Republicanos) e os membros Giselli Bianchini (PP), Guilherme Machado (PL) e William Gentil (PP).
BANCO DE IDEIAS
No contexto das ações da comissão, um importante avanço foi o lançamento do Banco de Ideias Legislativas, ferramenta que permite aos cidadãos maringaenses participarem ativamente na construção de políticas públicas.
O banco foi criado para que qualquer pessoa possa sugerir projetos de lei, pedidos de informação, indicações e até mesmo alterações em leis existentes. A plataforma, acessível no site da Câmara Municipal, permite que a população cadastre suas sugestões de forma rápida e segura.
A proposta é garantir uma maior transparência no processo legislativo e proporcionar aos cidadãos a oportunidade de influenciar diretamente nas decisões que impactam o seu dia a dia. As sugestões enviadas serão analisadas e encaminhadas para os vereadores e comissões, com a possibilidade de se tornarem projetos de lei.
Alexia Alves
Foto – Reprodução