
Maringá pode em breve se tornar um novo polo para os entusiastas do automobilismo, com a proposta de construção de um autódromo e de uma pista de kart. O projeto visa não apenas atender aos praticantes da modalidade, mas também fomentar o turismo, gerar empregos e impulsionar setores como comércio, indústria e hotelaria.
Defendida pelos vereadores Uilian da Farmácia e Cristian Maia Maninho, a ideia é inspirada em exemplos de sucesso de cidades, como, Curitiba, Cascavel e Londrina, que já contam com infraestrutura voltada para esportes automobilísticos e têm colhido frutos positivos no desenvolvimento econômico local.
APOIO POPULAR
A Cidade já conta com uma grande comunidade de fãs de automobilismo, conhecidos como “44 meeting”, que organizam encontros e eventos esportivos com frequência. Para Fernando Alves Fungaes, estudante de Engenharia Mecânica e amante dos carros, a construção de um autódromo e uma pista de kart em Maringá seria a realização de um sonho.
“Eu adoraria ter uma pista de kart, especialmente para poder alugar nos finais de semana e correr com meus amigos, assistir a competições. A construção de um possível autódromo então, nem se fala. Esse projeto movimentaria uma cultura que muitas pessoas já valorizam e prezam. É visível pelos grupos de entusiastas do automobilismo na cidade o quanto ter mais locais para praticar o esporte seria interessante. Acredito que Maringá tem um futuro promissor nesse campo”, afirmou Fungaes, que também é capitão de um projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá voltado ao automobilismo.
O requerimento dos vereadores Cristian Maia Maninho e Uilian da Farmácia foi protocolado recentemente e aguarda uma resposta do Executivo. O objetivo é saber se há viabilidade para a criação de um projeto de autódromo e pista de kart, ampliando a infraestrutura esportiva de Maringá e consolidando o município como referência para competições automobilísticas.
HISTÓRICO DO PROJETO
A discussão sobre a construção de uma pista de kart em Maringá não é recente. Em agosto de 2022, o vereador Mário Hossokawa sugeriu, por meio de uma Indicação (Nº 1233/2022), que a Prefeitura reservasse lotes do Parque Cidade Industrial Felizardo Meneguetti para a instalação de pistas de kart, motocross e outras modalidades de esportes a motor. Na ocasião, a proposta visava atender às “reivindicações da comunidade maringaense”, com o objetivo de oferecer mais opções para a prática de esportes e lazer no município.
Em março de 2023, a Prefeitura abriu um edital para a venda de terrenos naquela área e as vendas foram formalizadas em setembro do mesmo ano, com 45 lotes vendidos para 21 empresas.
Desde então, o assunto sobre a construção da pista de kart perdeu visibilidade até ser novamente levantado em maio de 2024, com o requerimento de autoria do então vereador Belino Bravin, que solicitou ao prefeito informações sobre a viabilidade da construção de uma pista de kart no município. A proposta seguiu para análise pela Prefeitura.
Na última sessão da Câmara, realizada na terça-feira, os vereadores Cristian Maia Maninho e Uilian da Farmácia apresentaram o Requerimento N. 365/2025, solicitando ao Executivo informações sobre a viabilidade de um projeto para a construção de um autódromo e uma pista de kart na Cidade. O objetivo da proposta é ampliar a infraestrutura esportiva do município e torná-la uma referência no automobilismo.
“Consideramos que o esporte tem uma importância fundamental para a nossa Cidade. Nós somos a terceira maior cidade do Paraná e não temos um autódromo. Temos estrutura para receber não apenas eventos de kart, mas também Fórmula Truck, Fórmula Indie, Fórmula 1, e até mesmo Stock Car. Poderíamos viabilizar diversos tipos de eventos automobilísticos. Temos uma rede hoteleira muito grande e um aeroporto capacitado para receber voos nacionais e internacionais”, afirmou o vereador Uilian da Farmácia.
De acordo com Uilian, a construção do autódromo poderia ser viabilizada por meio de uma parceria público-privada e seria integrada a um complexo esportivo e moderno. Ele destaca que o projeto geraria empregos, fortaleceria o turismo e abriria espaço para novos investimentos na Cidade. Além disso, a obra seria estratégica para o desenvolvimento da infraestrutura local.
“Cabe à Prefeitura escolher o local. Hoje temos o anel viário em construção em volta da Cidade, o que poderia facilitar a logística para a instalação do autódromo. Acredito que essa obra seria de extrema importância para a evolução do esporte em Maringá”, complementou o vereador.
Alexia Alves
Foto – Reprodução