
A prefeita em exercício de Maringá, Sandra Jacovós, encaminhou ontem, à Procuradoria Geral do Município (Proge) o processo para a elaboração de um projeto de lei que visa regulamentar a carga horária de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem no setor público.
A proposta busca atender à reivindicação histórica dos servidores da saúde, que defendem a implementação da jornada de 30 horas como forma de equilibrar a carga de trabalho e promover mais qualidade de vida aos profissionais.
A prefeita Sandra Jacovós ressaltou a importância da medida para o setor, destacando que a proposta visa não apenas beneficiar os trabalhadores, mas também melhorar o atendimento à população. “Reforçamos o nosso compromisso com a saúde e com os trabalhadores da área, incluindo a regulamentação das 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem. Vamos buscar todos os caminhos possíveis para que essa demanda da categoria seja contemplada, com a devida viabilidade jurídica e financeira”.
A medida chega em um momento de crescente mobilização da categoria. Recentemente, enfermeiros e técnicos realizaram protestos contra o fechamento da ala pediátrica do Hospital Municipal e mudanças nas escalas de trabalho.
A decisão da gestão em reduzir a jornada de 12×60 para 12×36 não agradou a classe, que temia impactos negativos na qualidade de vida e na atenção à saúde.
Agora, com o processo encaminhado à Proge, o próximo passo será a elaboração do projeto de lei, que será submetido à Câmara Municipal para apreciação e votação dos vereadores para posterior aprovação.
Alexia Alves
Foto – Reprodução