Início Notícias Gerais Presidente Alexandre Curi (PSD) anuncia sessões da Assembleia Itinerante nos bairros de...

Presidente Alexandre Curi (PSD) anuncia sessões da Assembleia Itinerante nos bairros de Curitiba

O programa Assembleia Itinerante, que percorre o Paraná levando o Parlamento para perto da população, agora estará também mais próximo dos curitibanos. O presidente do Poder Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), anunciou nesta segunda-feira (17) que serão realizadas edições do programa em Curitiba, com o objetivo de ouvir as demandas locais.

“A novidade é que vamos levar a Assembleia Itinerante para a capital do Estado. A ideia é começar pelo bairro Boqueirão. Já conversei com o prefeito Eduardo Pimentel para que possamos realizar essas reuniões em conjunto com a prefeitura”, afirmou Curi durante uma coletiva de imprensa antes da sessão plenária. A intenção é realizar a edição inaugural alusiva ao aniversário de 332 anos da cidade.

As sessões especiais em Curitiba reforçam a intensa agenda do programa para 2025, iniciativa da Mesa Executiva para aprimorar a interlocução da Casa Legislativa com os paranaenses. Segundo Curi, a meta é ampliar o número de eventos.

“Já temos participação confirmada em quatro cidades. Estaremos, pela primeira vez, em Paranavaí, na Exposição Feira Agropecuária e Industrial (março), na Expo Telêmaco (março), na Expo Londrina (abril) e na Expoingá (maio)”, destacou o presidente.

Curi fez um balanço positivo das últimas interiorizações, que contaram com grande participação de parlamentares, tanto no Show Rural Coopavel, em Cascavel, quanto em Foz do Iguaçu, onde um estande foi montado no evento Paraná Mais Cidades, promovido pelo governo estadual. No início do mês, o programa também esteve em Arapongas, durante a Movelpar Home Show.

“Foi uma semana muito produtiva. Pela primeira vez na história, a Assembleia esteve na cidade de Cascavel, na maior feira agropecuária da América Latina, com a presença de 38 deputados. Saímos de lá com diversas demandas, além de prestarmos homenagens a várias personalidades. Tivemos também a presença de quase 70 prefeitos do Sudoeste do Paraná. Em Foz do Iguaçu, estivemos no maior encontro de lideranças políticas da história do Estado, com 370 prefeitos e 100 ex-prefeitos presentes. Nossa expectativa é aumentar a participação dos deputados, pois nosso objetivo é percorrer as diferentes regiões e alcançar os 399 municípios até dezembro de 2026”, acrescentou.

Desde 2023, já foram realizadas 17 sessões especiais de interiorização, além de estandes em quatro grandes eventos paranaenses. Nesse período, mais de quatro mil reivindicações foram recebidas de diversos segmentos da sociedade.

Sessão plenária

Dez projetos de lei foram analisados na sessão plenária desta segunda-feira (17). O projeto de lei 434/2019, de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD), foi aprovado em primeiro turno e institui a Rota do Rosário nas regiões turísticas do Norte Pioneiro e dos Campos Gerais. A Rota do Rosário inclui os municípios de Arapoti, Bandeirantes, Ibaiti, Jacarezinho, Jaguariaíva, Joaquim Távora, Piraí do Sul, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Tomazina. Segundo a justificativa do projeto, cada cidade possui um atrativo religioso. Um exemplo é o Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, que realiza sua tradicional festa em setembro e recebe peregrinos de todo o Brasil.

Em turno único, avançou o projeto de lei 159/2024, do deputado Soldado Adriano José (PP), que insere no Calendário Oficial do Estado do Paraná a ExpoTerra – Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Terra Rica, a ser realizada na primeira quinzena de dezembro.

Três proposições foram aprovadas em segundo turno. O deputado Ney Leprevost (União) propôs a criação da Campanha Estadual de Conscientização sobre a Segurança Digital. O projeto de lei 803/2023 determina que o Poder Público promova campanhas educativas, atos públicos, debates, seminários, workshops, fóruns, cartilhas e palestras sobre o tema. O substitutivo geral do projeto de lei 191/2024, da deputada Marli Paulino (SD), também foi aprovado. O projeto institui a Campanha Permanente de Conscientização e Prevenção da Sepse Neonatal no Paraná.

Já o projeto de lei 635/2024, que altera a Lei nº 18.381/2014 para instituir o Serviço Social Autônomo PalcoParaná, gerou debate. A proposta do governo visa atualizar procedimentos internos e otimizar as estruturas do serviço por meio da promoção de ações artístico-culturais. No entanto, uma emenda de plenário sugerindo a supressão de incisos que, segundo a justificativa, poderiam gerar concorrência desleal com artistas e empreendedores culturais menores, foi rejeitada por 34 votos a 15.

Quatro proposições seguem agora para sanção ou veto governamental, após dispensa da redação final. O projeto de lei 574/2023, dos deputados Marcio Pacheco (PP), Tercilio Turini (MDB) e do ex-deputado Douglas Fabrício (CD), institui a Semana de Conscientização da Importância do Uso da Vitamina D, a ser realizada na segunda semana de novembro.

O projeto de lei 885/2023, do deputado Professor Lemos (PT), institui o Dia Estadual do Extensionista Rural, a ser comemorado anualmente em 6 de dezembro. O projeto de lei 995/2023, do deputado Anibelli Neto (MDB), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a Festa do Agricultor de Morretes, promovida anualmente no último domingo de novembro.

O projeto de lei 568/2024, do deputado Paulo Gomes (PP), denomina Pedreira Ivo Rodrigues a área localizada em Colombo, na divisa com Curitiba. A homenagem é ao músico paranaense, conhecido como vocalista da banda Blindagem, falecido em abril de 2010.

Já o projeto de lei 463/2024, do deputado Delegado Tito Barichello (União), foi retirado de pauta. O projeto propõe a Campanha Permanente sobre a Síndrome de Williams, alterando a Lei nº 19.562/2018, que trata do tema.

Transmissão

Os deputados se reúnem novamente nesta terça-feira (18). A sessão plenária será transmitida ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, pelos canais 10.2 (TV aberta) e 16 (Claro/NET). O conteúdo também estará disponível no YouTube do Legislativo.

Assessoria de Imprensa
Foto – Alep

COMPARTILHE: