
A UTI Pediátrica do Hospital da Criança de Maringá foi oficialmente inaugurada ontem, com a presença do prefeito da Cidade, Silvio Barros, e de diversas autoridades, entre elas a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, e o secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi.
A nova ala conta com 10 leitos destinados ao atendimento de média e alta complexidade para pacientes de até 16 anos incompletos, provenientes de Maringá e municípios vizinhos.
O novo setor do Hospital da Criança foi entregue com 45 dias de antecipação, superando o cronograma original da obra. A UTI pediátrica conta com uma equipe de 14 médicos intensivistas e profissionais multidisciplinares, incluindo enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.
A construção e operação do Hospital da Criança de Maringá foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Maringá, o Governo do Estado, o Governo Federal e a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. O hospital, com uma área de 24,2 mil m² e uma estrutura moderna, é dividido em três fases de operação, com a previsão de chegar a 148 leitos de internação e 40 leitos de UTI quando estiver completamente finalizado.
“Este é um momento histórico para nossa cidade. O Hospital da Criança é um dos maiores investimentos na saúde de Maringá e, com a entrega antecipada da UTI, estamos cumprindo o nosso compromisso com a saúde das crianças e adolescentes”, disse o prefeito Silvio Barros, que agradeceu a colaboração das autoridades estaduais e federais na realização do projeto.
A ministra da saúde Nísia Trindade, presente no evento, destacou o investimento de R$ 5,7 milhões do Ministério da Saúde em equipamentos e ressaltou a importância do hospital para a região. “Esse é um passo importante para beneficiar não só Maringá, mas também outros municípios das regiões Norte e Noroeste do Paraná. O hospital integra uma rede nacional de atendimento e contribuirá para o tratamento de doenças raras, oncologia e outros cuidados especializados”.
O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, ressaltou que a abertura da UTI pediátrica representa um reforço significativo para a rede pública de saúde do município. “O Hospital da Criança vem para atender uma necessidade urgente da nossa população, com leitos de UTI modernos e uma assistência humanizada”.
Ricardo Barros, secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, destacou a importância das parcerias entre os diferentes níveis de governo para garantir a entrega de serviços de saúde de qualidade. “Aqui, o trabalho conjunto tem gerado resultados concretos. O hospital é um exemplo de política pública que funciona, garantindo a saúde e o bem-estar da população”.
“O Sistema Único de Saúde é cada um dando a mão para fazer acontecer e aqui neste hospital não é diferente. Venho aqui hoje, em nome do governador Ratinho Junior, dizer que acreditamos neste hospital e que representa um grande marco do Paraná para o Brasil”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Já a presidente de honra da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, Rosina Bahia Alice Carvalho dos Santos, celebrou a antecipação da entrega da UTI e anunciou que o hospital já está pronto para iniciar os atendimentos oncológicos, uma demanda importante para a região.
MINISTRA DESMENTE BOATOS
Nísia também desmentiu rumores de sua possível substituição à frente do Ministério da Saúde e reafirmou seu compromisso com o Governo Federal e a saúde pública. Nos últimos dias, circularam notícias sobre uma possível substituição da ministra no comando do Ministério da Saúde.
“Não conversei nada nesse teor com o presidente Lula. Ele já se manifestou publicamente, afirmando que não está colocando a reforma ministerial em pauta no momento. O que estou fazendo é continuar o meu trabalho com o apoio e respaldo do presidente”, afirmou Nísia Trindade.
Às 13h, a ministra visitou as obras do Parque Tecnológico Industrial da Saúde do Tecpar. O complexo será responsável pela formulação, envase, embalagem e armazenamento de vacinas, consolidando Maringá como um polo farmacêutico e biotecnológico.
Trindade afirmou que encara as obras como mais um avanço significativo para a saúde da Cidade e ressaltou a importância da inovação e do desenvolvimento tecnológico no setor da saúde.
Durante a visita, foram discutidos os projetos futuros do Parque e como ele contribuirá para a produção de vacinas de alta qualidade, visando atender às demandas locais e regionais.
Alexia Alves
Foto – Reprodução