Início Maringá Reforma da UPA Zona Norte começa em abril

Reforma da UPA Zona Norte começa em abril

A reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, licitada há pouco mais de cinco meses, terá início apenas em abril deste ano. O cronograma da obra foi apresentado pelo secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada no dia 20 de fevereiro. Ontem, a obra também foi alvo de um requerimento aprovado na Câmara Municipal.

O vereador Luiz Neto (Agir) é o autor do requerimento e busca informações sobre o motivo do atraso no início da reforma da UPA, uma vez que a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Operária, licitada juntamente com a UPA, já teve início.

Em entrevista, o parlamentar expressou sua preocupação com o fato de a UPA Zona Norte ainda não ter começado a ser reformada, apesar da urgência de melhorias na unidade. “A estrutura da UPA Zona Norte já não comporta mais a quantidade de atendimentos. A estrutura é precária. Várias reformas paliativas foram feitas, mas sabemos que muito ainda precisa ser avançado. Os equipamentos estão deteriorados, e os especialistas apontam que é necessário melhorar muito mais a infraestrutura para acomodar os pacientes de forma adequada”.

De acordo com o cronograma apresentado por Nardi, a reforma da UPA Zona Norte começará em abril, com previsão de duração de seis meses, sendo concluída em meados de outubro.

Durante esse período, os atendimentos da UPA serão realocados para o Pronto Atendimento da Criança (PAC). Após a conclusão da reforma na UPA, os atendimentos retornam ao prédio original e, em seguida, inicia-se a segunda fase da obra, com a reforma no prédio do PAC, prevista para começar em dezembro de 2025 e durar cerca de seis meses.

A última fase da intervenção envolverá a revitalização da parte externa do complexo médico, abrangendo tanto a UPA quanto o PAC. Essa etapa está programada para começar em junho de 2026 e terá duração de 90 dias, com os atendimentos já normalizados nas unidades.

A licitação da reforma da UPA Zona Norte e da UBS Vila Operária ocorreu em julho de 2024, com duas empresas ganhando o contrato, homologado em setembro do mesmo ano, ao custo total de R$ 7,8 milhões. Desse montante, R$ 7 milhões serão destinados apenas para a reforma da UPA.

Enquanto a reforma da UBS da Vila Operária começou em novembro de 2024, a Prefeitura alugou um imóvel na Zona 03 para atender à população da unidade até que a reforma seja concluída.  

Alexia Alves
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: