
O Contorno Sul Metropolitano é considerado um projeto vital para melhorar a mobilidade na região, com 33 quilômetros de extensão, a obra liga os municípios de Maringá, Paiçandu, Sarandi e Marialva e projeto de lei orçamentária de 2025, aprovado no Congresso Nacional, destina R$ 52 milhões para obras do contorno em questão.
A informação foi dada pelo deputado federal Ricardo Barros (PP), na última quinta-feira, em entrevista para rádio local, quanto relatou que as obras, como viadutos e pontes, já estão com os projetos aprovados, e a ordem de serviço para o início dos trabalhos poderá ser assinada em breve, com a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, na Cidade. “O ministro Renan Filho tem a intenção de vir a Maringá para assinar essa ordem de serviço. Estamos aguardando sua agenda, já que ele estava de férias”, explicou o deputado.
O deputado ainda destacou que, apesar da aprovação das obras, parte do projeto ainda aguarda autorização do Ministério da Infraestrutura. “Estamos pedindo ao Ministério que libere o início das obras pelos viadutos, enquanto outras partes do projeto continuam em análise”, disse.
Em um cenário mais amplo, a obra do Contorno Sul é um dos projetos mais esperados pela região, tendo sido discutido por mais de uma década. Recentemente, o projeto obteve a renovação da licença ambiental, o que permite a continuidade dos trâmites burocráticos e a liberação das obras.
A obra visa desviar o tráfego de caminhões e veículos pesados da área urbana, melhorando a segurança e fluidez do trânsito e deverá abrir novas áreas para o desenvolvimento de parques industriais, ajudando a impulsionar a economia local.
Além do Contorno Sul, Barros também destacou outras iniciativas importantes para a região, como o rebaixamento da linha férrea em Sarandi. “Essas obras são essenciais para melhorar a qualidade de vida na cidade e para abrir novas possibilidades de desenvolvimento econômico. O Contorno Sul não é apenas uma solução para o trânsito, mas uma oportunidade de expandir a infraestrutura para novos parques industriais”, afirmou Barros.
Além disso, a duplicação de 12 quilômetros entre a PR-317 e a BR-376, que também está em planejamento, visa melhorar ainda mais a circulação de veículos e a segurança nas vias de acesso à Cidade. Esse conjunto de obras reflete o compromisso com a modernização da infraestrutura viária e com o crescimento sustentável da economia regional.
Com a previsão de início das obras para o primeiro semestre de 2025, a expectativa é que a infraestrutura viária da cidade e região metropolitana passe por uma transformação significativa, reduzindo congestionamentos, melhorando a segurança e impulsionando o desenvolvimento econômico.
Da Redação
Foto – Reprodução