Início Destaques do Dia Terceira faixa é implementada na 19 de Dezembro

Terceira faixa é implementada na 19 de Dezembro

A Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou ontem, segunda-feira, a operação da terceira faixa de rolamento na Avenida 19 de Dezembro, no sentido Centro, entre a Avenida Colombo e a Praça 7 de Setembro. A medida visa a melhoria no fluxo de veículos durante os horários de pico, com a faixa liberada de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h30, e proibição de estacionamento no período.

O objetivo da nova faixa de rolamento é reduzir o congestionamento na região, que tem se intensificado devido ao crescimento de bairros ao redor da Avenida Mandacaru, que desembocam na 19 de Dezembro.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves, a implantação da terceira faixa segue a mesma lógica das intervenções anteriores, como a realizada na Avenida Mandacaru em fevereiro. “A terceira faixa na Avenida 19 de Dezembro faz parte de um trabalho que começamos na Avenida Mandacaru, onde também criamos uma faixa de rolamento. O objetivo das mudanças é garantir mais fluidez ao trânsito no local e diminuir o tempo de deslocamento”.

A mudança teve início com a sinalização da via, incluindo placas de proibição de estacionamento e o reforço da sinalização horizontal. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana estão orientando os motoristas nos primeiros dias de adaptação à nova medida.

O vereador Angelo Salgueiro, autor da solicitação para a implantação da faixa extra, destacou a importância da medida para a região, já bastante congestionada. “O trânsito da Avenida 19 de Dezembro já estava caótico, especialmente com o crescimento dos bairros ao longo da Avenida Mandacaru e com a intervenção para a construção do trevo do Catuaí. Agora, a liberação da faixa de estacionamento no horário de pico foi uma solução prática e eficiente. Hoje, no primeiro dia de funcionamento, vimos um sucesso. O tráfego fluiu muito bem, e os motoristas ficaram bastante satisfeitos com a mudança”.

Com a nova faixa, a Avenida 19 de Dezembro agora conta com três faixas de rolamento, o que tem contribuído para a melhoria do fluxo de veículos, especialmente nos horários mais movimentados da manhã.

MULTAS

Os primeiros meses de 2025 em Maringá marcaram um aumento no número de infrações de trânsito, com destaque para o crescimento das multas por excesso de velocidade. Nos dois primeiros meses do ano, foram registradas 53,1 mil autuações por radares fixos, superando os números do mesmo período de 2024.

Em contrapartida, as infrações por avanço de sinal vermelho e desrespeito à faixa de pedestres apresentaram uma queda significativa. Esse cenário reflete uma tendência crescente de fiscalização no município, que, em 2024, atingiu o recorde histórico de 422.401 multas, a maior quantidade registrada desde que os dados começaram a ser disponibilizados, em 2010.

Em janeiro e fevereiro de 2025, Maringá registrou uma média de 885 multas diárias por radares e 205 infrações relacionadas a semáforos, totalizando 1.090 autuações por dia. Os números indicam uma fiscalização mais rigorosa nas vias da Cidade, especialmente em relação à velocidade, que continua sendo uma das principais preocupações no trânsito local.

Enquanto isso, as infrações por avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e desrespeito à parada obrigatória apresentaram uma redução. No primeiro bimestre de 2025, o número de infrações desse tipo foi de 12,3 mil, enquanto no mesmo período de 2024, somaram 14 mil.

Da Redação
Foto – PMM

COMPARTILHE: