Início Maringá UEM irá instalar 1.746 novas câmeras de segurança

UEM irá instalar 1.746 novas câmeras de segurança

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) iniciou, neste mês de março, a instalação de um novo sistema de câmeras de segurança no câmpus sede e no Hospital Universitário (HU). O projeto, que faz parte de um investimento de R$ 8,8 milhões, contemplará a instalação de 733 câmeras no câmpus de Maringá, 457 no HU e outras 556 câmeras em unidades da universidade, incluindo os câmpus regionais, totalizando 1.746 equipamentos.

O objetivo da implementação do sistema é reforçar a segurança nas dependências da UEM, garantindo mais tranquilidade para estudantes, professores, funcionários e visitantes. A Arrias e França Ltda (Tecsel) foi a empresa responsável pela modernização da central de monitoramento e pela instalação das câmeras. Após a preparação da infraestrutura, os serviços de manutenção, substituição e instalação já começaram a ser realizados, com a previsão de que 200 câmeras estejam em operação até primeiro de abril.

O contrato para a execução das obras tem duração de três anos, e a conclusão da instalação de todas as câmeras está prevista para outubro deste ano. Para o reitor da UEM, Leandro Vanalli, o investimento é um marco importante para a universidade e para a segurança de toda a comunidade acadêmica. “Este investimento histórico vai fortalecer a segurança e a qualidade do ambiente universitário, proporcionando mais proteção para todos. Além disso, as câmeras vão fornecer dados importantes que nos ajudarão a identificar áreas que precisam de mais atenção, como instalações físicas, iluminação e pontos de acesso”.

Além de portões de acesso e passarelas, novas câmeras estão sendo instaladas em blocos didáticos, com o objetivo de monitorar corredores e salas de aula, aumentando a segurança desses locais.

Vanalli acredita que a presença do novo sistema de monitoramento vai contribuir para a redução de furtos e outros crimes na universidade. “Esperamos que os números relacionados a furtos e outros índices de violência diminuam significativamente nos próximos meses, com o fortalecimento da segurança nas áreas mais críticas do campus”.

O projeto também inclui o investimento em dois geradores de energia, que garantirão a operação contínua do sistema de câmeras, mesmo em caso de falta de energia elétrica, mantendo a conexão com os campus regionais e a central de segurança da UEM, 24 horas por dia.

Da Redação
Foto – Assessoria de Comunicação

COMPARTILHE: