Início Maringá Câmara aprova Mês da Produção de Conteúdo Audiovisual

Câmara aprova Mês da Produção de Conteúdo Audiovisual

A Câmara de Maringá aprovou, em segunda discussão, o Projeto de Lei 17.279/2025, de autoria do vereador Flávio Mantovani (PSD), que institui o “Mês da Produção de Conteúdo Audiovisual”, a ser celebrado anualmente no mês de junho. A proposta foi aprovada por 20 votos a favor e agora será oficialmente incluída no Calendário Oficial do Município.

O projeto visa promover a produção audiovisual local, destacando a importância dessa área para o desenvolvimento cultural e econômico de Maringá. Com a aprovação, será criada uma Comissão Organizadora do Mês do Conteúdo Audiovisual, que será responsável pelo planejamento, coordenação e execução das atividades relacionadas ao evento.

Além disso, o Chefe do poder Executivo ficará autorizado a promover eventos alusivos à celebração do mês, podendo incluir programas e outras ações que envolvam tanto a sociedade quanto o poder público.

A cena audiovisual de Maringá vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos, com diversos eventos e iniciativas voltados à formação e capacitação de novos talentos. A Cidade já conta com espaços como o CineUEM, projeto de extensão do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que em dezembro realizou a Mostra de Cinema Brasileiro, e o Fest Cine Maringá, festival que celebra a produção local de filmes e séries.

De acordo com o autor do projeto, Flávio Mantovani, a lei visa valorizar e impulsionar a produção cultural local, fortalecendo o setor criativo e gerando oportunidades para profissionais da área. “O audiovisual é uma ferramenta poderosa de comunicação, educação e entretenimento, capaz de promover nossa identidade cultural e estimular o turismo e a economia. Nossa cidade já possui eventos na área e grandes materiais de destaque nacional. Com a Lei, conseguiremos de forma organizada e com a participação do poder público perpetuar as atividades comemorativas do setor como eventos e outros”, declarou o parlamentar.

Da Redação
Foto – Cine UEM

COMPARTILHE: