Início Maringá Regional de Maringá confirma 2.009 casos de dengue

Regional de Maringá confirma 2.009 casos de dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, divulgou ontem, o boletim epidemiológico semanal sobre a dengue no Paraná. O número de casos confirmados na 15ª Regional de Saúde, que inclui Maringá, saltou de 1.456, no dia 18 de março, para 2.009, representando um aumento de 553 casos em menos de uma semana.

No total, o Paraná já registra 83.665 notificações de dengue em 2025, com 20.050 diagnósticos confirmados e 13 óbitos. A 15ª Regional de Saúde, com 2.009 casos confirmados, ocupa a terceira posição entre as mais afetadas do estado, atrás apenas da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí (5.582 casos) e da 17ª Regional de Londrina (4.289 casos). 

Além dos dados sobre a dengue, o boletim desta semana também trouxe informações sobre outras arboviroses. Foram confirmados 826 casos de Chikungunya, com um total de 2.216 notificações no Estado, e 27 notificações de Zika vírus, ainda sem casos confirmados. Embora essas doenças também sejam transmitidas pelo Aedes aegypti, o foco agora é no controle da dengue, devido à sua rápida disseminação.

Em Maringá, as autoridades de saúde estão intensificando as ações de prevenção e controle da dengue. Amanhã, quinta-feira, a Secretaria de Saúde realizará uma capacitação para médicos, enfermeiros e gestores da rede pública e privada da 15ª Regional de Saúde sobre o manejo clínico da dengue, no Hospital Universitário de Maringá.

O encontro será conduzido pelo médico sanitarista Enéas Cordeiro de Souza Filho e pela enfermeira Aparecida Martins da Silva Marconato, que irão palestrar sobre classificação de risco, monitoramento de casos suspeitos e o encerramento de casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A equipe de Controle de Endemias e Combate à Dengue da Secretaria de Saúde, juntamente com equipes técnicas médicas, estará presente, com o objetivo de capacitar os profissionais para se tornarem multiplicadores das informações nas unidades de saúde e municípios. As inscrições para a capacitação devem ser feitas até hoje pelo telefone: (44) 3218-3414.

Enquanto o Estado enfrenta o aumento de arboviroses, o Paraná também se prepara para o início da campanha de vacinação contra a gripe. O Estado recebeu 332 mil doses da vacina contra a Influenza, que serão distribuídas em breve para proteger a população contra outra ameaça à saúde pública.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: