Início Destaques do Dia Sistema ‘Estação Ingá’ tem contrato encerrado

Sistema ‘Estação Ingá’ tem contrato encerrado

A Prefeitura de Maringá confirmou, ontem, por meio de Assessoria de Imprensa, que o contrato do sistema de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos, conhecido como ‘Estação Ingá’, chegou ao fim. A parceria, que teve duração de um ano, foi encerrada, e a administração municipal estuda a publicação de um novo chamamento público para a continuidade do serviço.

Lançado em julho do ano passado, o projeto inédito na Cidade contava com 12 estações distribuídas em diferentes pontos de Maringá, disponibilizando 120 bicicletas e 100 patinetes elétricos para uso da população. O serviço, operado pela empresa Sancor Seguros, foi credenciado por meio de chamamento público, sem repasse de recursos municipais para sua manutenção.

O Chamamento Público é um procedimento utilizado para firmar parcerias com empresas. A Secretaria de Gestão de Pessoas adota esse mecanismo para estabelecer convênios com empresas, garantindo benefícios aos servidores públicos.

A iniciativa foi bem recebida pelos usuários, que utilizavam os equipamentos tanto para lazer quanto para transporte. Durante seu período de funcionamento, o sistema exigia que os usuários realizassem o cadastro no aplicativo Adventure Mobi para acessar as bicicletas e patinetes. O uso das bicicletas era gratuito por até 1h15, enquanto os patinetes exigiam o pagamento de uma taxa de desbloqueio e uma tarifa de R$ 0,35 centavos por minuto de utilização.

Moradores já relataram a retirada de alguns equipamentos, na manhã de segunda-feira, da estação localizada na Praça 7 de Setembro, no cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida 19 de Dezembro, Avenida Independência e Avenida Curitiba.

A maringaense Giovanna de Oliveira Vasconcelos, usuária frequente do sistema de bicicletas compartilhadas, lamentou o fim do contrato. “Acho uma pena e espero que renovem logo. Moro na Zona 7 e acho as bicicletas muito práticas durante a semana. Aos domingos, geralmente pegava um equipamento e ia ao Parque do Ingá também”, afirmou.

Da Redação
Foto – PMM

COMPARTILHE: