Início Maringá Temporal derrubou 15 árvores e teve ventos de 65km/h na Cidade

Temporal derrubou 15 árvores e teve ventos de 65km/h na Cidade

A forte chuva que atingiu Maringá na noite desta terça-feira (25) causou a queda de pelo menos 15 árvores e sete galhos, segundo informações da Prefeitura. Os registros foram feitos pela comunidade até as 10h30 da manhã desta quarta-feira (26).

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o acumulado de chuva até a meia-noite foi de 20 milímetros, com mais cinco milímetros registrados durante a madrugada. Os ventos na Cidade chegaram a 65 quilômetros por hora, provocando transtornos e deixando vias parcialmente interditadas e, apesar do temporal da noite anterior, a quarta-feira amanheceu com sol e clima ameno.

A Defesa Civil alerta que ventos fortes e chuvas intensas podem causar quedas de árvores, destelhamentos e descargas elétricas. Para minimizar os riscos, é recomendado que a população tome medidas preventivas. Antes da chegada de tempestades, é importante evitar deixar objetos soltos em áreas externas, realizar a poda preventiva de árvores próximas à rede elétrica e verificar a estrutura do telhado das residências.

Durante os temporais, a recomendação é permanecer em locais seguros e evitar permanecer ao ar livre. A aproximação de árvores deve ser evitada, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos a postes e árvores. Caso haja alagamentos, a recomendação é não tentar atravessar ruas inundadas, pois a força da água pode arrastar pessoas e veículos.

Após a chuva, a orientação é verificar possíveis danos na fiação elétrica e acionar a concessionária de energia caso necessário. Árvores e postes caídos devem ser comunicados à Prefeitura pelo telefone 156 e, caso uma residência tenha sido afetada pelo temporal, é recomendável buscar assistência das autoridades competentes. Com a chegada do outono e a mudança de estação, a instabilidade climática pode provocar novos episódios de chuvas intensas na região.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: