Início Destaques do Dia UEM recebe certificação da ONU pelo terceiro ano consecutivo

UEM recebe certificação da ONU pelo terceiro ano consecutivo

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi reconhecida pelo terceiro ano consecutivo com o Selo ODS Educação 2024, uma certificação concedida pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030 e UnB 360. Essa honraria é destinada às instituições educacionais que promovem ações alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia de entrega da certificação ocorreu na semana passada, no auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Com 25 iniciativas voltadas para a sustentabilidade, a UEM é uma das 10 universidades estaduais a receber a distinção, junto a instituições como a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Universidade de São Paulo (USP). A certificação reconhece as ações que envolvem pesquisas, cursos de extensão e projetos voltados à gestão ambiental e ao todo, 74 instituições de ensino foram certificadas em 2024, com 909 iniciativas que geraram 1.939 impactos sociais, alcançando um público de mais de 27,8 milhões de pessoas.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, destacou que a conquista reflete o compromisso contínuo da universidade com o desenvolvimento sustentável. “Essa certificação mostra nossa dedicação em oferecer soluções inovadoras para os desafios contemporâneos e nosso papel na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com um futuro mais justo e ambientalmente responsável”, afirmou. Vanalli também ressaltou a importância do reconhecimento para fortalecer as ações de sustentabilidade na universidade.

Desde que iniciou sua participação no Selo ODS Educação, em 2022, a UEM tem se destacado por seus projetos em diversas áreas. O Selo ODS Educação, criado para reconhecer e incentivar a contribuição das instituições educacionais aos ODS, tem como objetivo estimular a participação em ações que ajudem a alcançar as metas da Agenda 2030, com especial ênfase no ODS 4, que trata da Educação de Qualidade.

Em 2024, as 74 instituições certificadas incluem universidades federais, estaduais, privadas e comunitárias, além de centros e escolas. Das iniciativas reconhecidas, a maioria está relacionada ao ODS 4, que trata da qualidade da educação, com 734 projetos voltados para essa área. O número de instituições certificadas cresceu 89% desde a primeira edição do selo, com um aumento significativo também no número de iniciativas (152%) e impactos registrados (118%).

A UEM foi destacada pela implementação de projetos como “A Conservação da Fauna Via Educação Científica”, coordenado por Henrique Ortêncio Filho, que envolve a conscientização sobre a preservação ambiental, e “Capoeira em apoio à infância e juventude”, coordenado por Felipe de Oliveira Matos, que utiliza a arte marcial para promover a inclusão social e a educação de qualidade.

Além disso, projetos como a “Coleta Seletiva no Campus”, coordenado por Barbara Cristina Mazzucatto, e o “Projeto de Visitação à Fazenda Experimental de Iguatemi”, coordenado por Antonio Carlos Andrade Gonçalves, também foram destacados.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: