Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

CÂMARA

Ao contrário do esperado, em apenas três meses a renovada e ampliada composição da Câmara Municipal de Maringá já mostra mais encrencas que a legislatura anterior. Persistem brigas antigas, já aconteceram vários atritos entre vereadores e até com a imprensa.

GRAVIDADE

O último fato, ocorrido no final de semana, é tão grave que foi levado à 9ª. Subdivisão Policial. Uma ameaça de morte contra a vereadora Giselli Bianchini, já devidamente registrada em Boletim de Ocorrência.

COM PRAZO

Com perfil fake, a ameaça diz que a vereadora vai morrer e que vai “ser logo”. Giselli ouviu recomendações para ajudar nas investigações e está tomando as devidas precauções para proteger-se e à família.

CONTRA

Seria interessante também que a vereadora obtivesse a solidariedade dos demais vereadores. Uma forma de demonstrar revolta contra esse tipo de ameaça rasteira e grosseira, inaceitável.

EM ALTA

Depois de anos de reclamações contra a falta de secretários no Estado, Maringá está sendo compensada. Primeiro a nomeação de Guto Silva na Secretaria das Cidades, depois a do ex-prefeito Ulisses Maia e por último, agora, do deputado estadual Rogério Do Carmo.

FORÇA

Do Carmo irá comandar a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda. Empresário, advogado, foi vereador e sua última eleição à Assembleia surpreendeu, demonstrando liderança com alto poder de articulação local e regional.

SECRETARIA

Do Carmo já tem foco principal: manter e ampliar os programas de empregabilidade do Paraná. Quer bater recordes como a menor taxa de desemprego (3,3% em 2024) e gerar mais que as 124 mil vagas de trabalho registradas no mesmo ano.

PROTESTO

Com o pessoal dos bares e restaurantes contra, realizada em todo o país, inclusive em Maringá, o “Breque dos Apps”. Protesto dos motociclistas que querem ganhar mais pelas entregas.

VALORES

Esses motociclistas que a gente vê “voando” noite e dia pelas ruas de Maringá levando lanches e refeições, ganham apenas R$ 6,50 por entrega. Estão reivindicando R$ 10.

PESQUISA

A Secretaria de Mobilidade Urbana está coletando em uma urna – fique tranquilo que não é eletrônica – as opiniões e proposições dos usuários do transporte coletivo urbano. Vale tudo, afinal só quem usa sabe realmente o que é necessário, além de tarifas menores e mais horários.

VISÃO

Dentre as diferentes propostas apresentadas por usuários no Terminal Intermodal: novas linhas mais rápidas, um posto da Guarda Municipal, mais horários, mais segurança no terminal e imediações principalmente à noite.

DIFERENTES

Outros usuários sugerem implantação de posto de recebimento de boletos, Banco 24 Horas, um pequeno ambulatório. Interessante também a proposta do vereador UiIian da Farmácia: instalação de um posto de entrega de medicamentos gratuitos.

É O CRACK

O repórter Índio Maringá (SBT) localizou e esclareceu o caso de um idoso do Jardim Universal, filmado à noite quando jogava óleo usado em brinquedos de um parque infantil. Foi a “fórmula” que usou para afastar usuários de drogas que usam o local à noite.

OS NÓIAS

Prometendo limpar os brinquedos, o homem de 62 anos afirmou que em nenhum momento pensou em prejudicar crianças. Que é insuportável a bagunça que “os nóias” fazem toda noite no parquinho, inclusive deixando lixo e restos do uso de bebidas e drogas.

EMERGENCIAL

Está funcionando a proposição do vereador Ângelo Salgueiro, da abertura da terceira pista nas avenidas Mandacaru e 19 de Dezembro durante os horários de pico. Essa implementação vai também para outros locais da cidade.

ASSÉDIO

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Maringá estudou ontem uma proposta importante dos vereadores Rafael Roza, Cris Lauer e Altamir dos Santos. O Projeto de Lei Nº 16734/2023 assegura às mulheres o direito à presença de acompanhante nas consultas, exames e procedimentos médicos e ambulatoriais.

COMPARTILHE: