
Maringá foi uma das cidades escolhidas para receber uma das unidades do Casa da Mulher Paranaense, programa lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior na última segunda-feira.
A iniciativa prevê a construção de 10 unidades em municípios com mais de 10 mil habitantes no Estado, com o objetivo de criar espaços para capacitação profissional, empreendedorismo e proteção das mulheres, oferecendo novas oportunidades e promovendo o protagonismo feminino.
Diferente da Casa da Mulher Brasileira, voltada para acolhimento de vítimas de violência, o Casa da Mulher Paranaense foca na geração de oportunidades, por meio de cursos de qualificação e apoio financeiro.
Na Cidade, o espaço será um centro voltado ao empreendedorismo feminino, com o Banco da Mulher Paranaense, que oferecerá crédito a juros zero para o financiamento de novos negócios. A proposta é proporcionar às mulheres da Cidade ferramentas para o fortalecimento da sua presença no mercado de trabalho e no setor empresarial.
Além de promover a capacitação e o empreendedorismo, o programa também terá um forte componente de proteção às mulheres e as Casas da Mulher Paranaense oferecerão ações de prevenção e conscientização sobre violência doméstica, além de realizar escuta inicial e encaminhamentos para a rede especializada. O objetivo é combinar o empoderamento feminino com suporte integral à segurança e bem-estar das mulheres.
Da Redação
Foto – AEN