
Maringá recebeu nesta segunda-feira (31) a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Durante a agenda, realizada na nova Sala de Vacina da Secretaria Municipal de Saúde, o ministro anunciou a escolha de Maringá como cidade-piloto do “Programa Mais Acesso a Especialistas”, uma ação do governo federal com o objetivo de reduzir as filas de espera para atendimentos especializados em todo o Paraná.
O ministro destacou que o Paraná é um dos estados que está aderindo ao programa de forma mais intensa. “Estima-se que 752 mil procedimentos diagnósticos e cirurgias eletivas sejam realizados no Paraná em 2025, e Maringá será protagonista neste processo”, afirmou.
O prefeito Silvio Barros comemorou a escolha da Cidade como piloto do programa e ressaltou a confiança do governo federal na gestão local. “Essa parceria é de extrema importância. O ministro não arriscaria realizar um teste tão relevante em Maringá se não confiasse que a cidade teria sucesso”, declarou.
Atualmente, Maringá enfrenta uma fila de espera de aproximadamente 135 mil procedimentos e o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, explicou que a adesão ao programa representará um avanço significativo para o município. “Com o financiamento do governo federal, iniciaremos mutirões de consultas, exames especializados e cirurgias eletivas nos períodos ociosos dos centros cirúrgicos, como à noite e de madrugada. Estamos buscando parcerias com universidades, clínicas, consultórios e hospitais para aumentar a execução dos procedimentos”.
Durante a visita, o ministro Padilha também anunciou a entrega de cinco ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), reforçando a frota do município e melhorando a capacidade de resposta para emergências. “Essa entrega é um passo importante para fortalecer o Samu e reduzir o tempo de espera, ajudando a salvar vidas”, disse Padilha.
Além disso, o secretário de Saúde anunciou que o município adquiriu quatro novas ambulâncias com recursos próprios do Fundo Municipal de Saúde, o que eleva o total de novas viaturas para nove.
O ministro também comentou sobre a reabertura da Sala de Vacina e da Central de Distribuição de Imunobiológicos da Secretaria de Saúde, que desde a última sexta-feira retomaram a aplicação de todos os imunizantes do calendário básico.
Padilha reforçou a importância da vacinação no enfrentamento das doenças. “Defender a vacina é uma das nossas principais missões no Ministério da Saúde. A reabertura da Sala de Vacina de Maringá é um símbolo da defesa da vida”, afirmou.
O ministro também participou da entrega de 50 caminhões destinados ao convênio “Expansão das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs)”. A ação visa fortalecer a coleta seletiva em municípios vizinhos de Maringá, um projeto estratégico para a saúde pública, especialmente no combate à dengue, ao eliminar criadouros do mosquito transmissor.
Da Redação
Foto – Ricardo Lopes