
Maringá registrou uma queda de 36% no número de mortes no trânsito nos primeiros três meses de 2025. Entre primeiro de janeiro e 31 de março, a Cidade contabilizou sete óbitos, contra 11 no mesmo período de 2024 e, apesar dessa redução, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) mantém seus esforços para aumentar a segurança nas vias e intensificar as ações educativas voltadas a motoristas, pedestres e ciclistas.
“O nosso objetivo é não ter vítimas no trânsito e trabalhar para zerar esse número. Para isso, desenvolvemos diversos projetos, incluindo blitze educativas, campanhas de conscientização e cursos de direção defensiva”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Delegado Luiz Alves.
Ele também ressaltou que a Semob investe constantemente em educação no trânsito, melhoria na sinalização viária e fiscalização das condições dos veículos e a conduta dos motoristas.
Um dos principais projetos da Cidade é o “Trânsito em Sala de Aula”, que visa conscientizar as crianças da rede municipal sobre segurança no trânsito. Durante as aulas, os alunos aprendem sobre história do trânsito, engenharia de tráfego, direção defensiva, cidadania e a importância de pedestres e ciclistas.
“As crianças são os motoristas de amanhã. Com essa iniciativa, formamos cidadãos mais conscientes e prudentes no trânsito, que, além disso, levam essas boas práticas para os pais e responsáveis”, afirmou Alves.
Além do trabalho nas escolas, a Prefeitura também realiza palestras, apresentações, debates e blitze educativas em espaços públicos, como, praças, empresas e unidades de saúde. Durante esta semana, as equipes da Semob estão promovendo ações de conscientização e blitze na Avenida das Palmeiras e no distrito de Iguatemi, além de oferecer um curso de direção defensiva para funcionários terceirizados da Sanepar.
PROJETO
A segurança no trânsito também é reforçada com o Projeto de Lei 17.232/2025, aprovado pela Câmara na última quinta-feira (3), proposto pelos vereadores Mario Hossokawa e Cristian Maia Maninho. A proposta sugere que a “Inspeção Técnica Veicular” seja incorporada ao Calendário Oficial de Eventos do município e realizada durante a Semana Nacional do Trânsito, entre 18 e 25 de setembro, com o objetivo de alertar os motoristas sobre as condições de seus veículos e prevenir acidentes.
A inspeção será promovida pelo Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios de Maringá, em parceria com a Semob e empresas do setor automotivo.
Durante um sábado da Semana Nacional do Trânsito, os motoristas poderão realizar uma avaliação gratuita de seus veículos, que incluirá um check-list de itens de segurança essenciais, como, freios, sistema de suspensão, iluminação, pneus, direção, bateria, sistema elétrico, níveis de óleo e fluídos, além de itens obrigatórios como triângulo e macaco.
Da Redação
Foto – Reprodução