Início Destaques do Dia Francês Press

Francês Press

ESCURIDÃO PÚBLICA

Foi instalada ontem à tarde na Câmara Municipal de Maringá a Comissão de Estudos da PPP da Iluminação Pública. Ao contrário do informado previamente, só se transformará em CPI caso levante fatos graves de descumprimento do que foi acordado em contrato.

VEREADORES

Presidida por Flávio Mantovani, a comissão é composta pelos vereadores Sidnei Telles (relator), Luiz Neto (líder do prefeito), Guilherme Machado e Willian Gentil. Eles vão se reunir todas as quartas-feiras, a partir de 14h.

RAPIDEZ

Embora haja um prazo de 120 dias, Flávio acredita que poderá coletar todas as informações no máximo em 40 dias: “A princípio vamos lidar com papelada junto ao Executivo, empresa e empresa verificadora independente, contratada para fiscalizar se o contrato está sendo integralmente cumprido.

ASSASSINATO

Coisa horrível o assassinato, a tiros, do agricultor às portas de um ambiente noturno na Avenida Curitiba. Contra as primeiras informações, a empresa nega que o assassino estivesse trabalhando como segurança. Informa que só utiliza pessoal com formação específica, desarmado e usando uniforme.

E DAÍ?

Só a polícia vai dizer se o assassino estaria dentro do ambiente, e o que é pior, portando arma 9mm de procedência criminosa – com numeração raspada. Será necessário esclarecer também a correria de pessoas brigando na calçada onde aconteceram os disparos, filmagem mostrando que a vítima foi agredida por vários homens.

PITBULLS

O caso expõe o total despreparo de sujeitos contratados para dar segurança apenas por serem fortões e agressivos. Por esses critérios não passam de pitbulls. A real necessidade é de guardiães calmos nos momentos de crise, que saibam manter a paz.

PROFISSIONALISMO

Como extremada solução os seguranças devem saber, com a maior discrição possível, conduzir para fora os causadores de distúrbios. Segurança que se ofende, que quer espancar agressor, não é profissional. Não pode levar as coisas para o lado pessoal. É imperdoável sair do estabelecimento para brigar.

AÇÃO

A SEMOB trabalha duro para coibir os abusos de veículos irregulares no trânsito local. Ontem as TVs mostraram um motociclista fugindo por estar pilotando uma “piseirinha” ilegal. Ele bateu contra um veículo, caiu e por sorte não ficou ferido. Foi preso e a moto apreendida.

AGORA VAI

Um grupo maringaense trabalha para levar o vereador Flávio Mantovani à Assembleia Legislativa. Vê os handicaps do potencial dele: mais de 5 mil votos para vereador, mais de 23 mil para deputado na campanha passada, presença no PSD, partido do ascendente governador Ratinho.

ELEFANTE BRANCO

Engenheiro local acostumado a obras públicas lamenta o interesse em construir o Centro de Convenções no centro de Maringá. Dentre os contras: tráfego cada dia pior, é preciso tirar, não atrair veículos para o centro; não existirão vagas para estacionamento.

CONTROVERSO

O vereador Uilian da Farmácia prepara proposta para implantação do sistema de emendas impositivas em Maringá. Normalmente os vereadores apresentam emendas para o prefeito, e ele cumpre se quiser. No sistema a ser proposto o cumprimento será automático.

INVASÃO

Para algumas autoridades essa prática invadiria área exclusiva do Executivo, que é o responsável pelo planejamento geral para aplicação, investimento das verbas públicas. Se cada vereador escolher e determinar as próprias prioridades, o orçamento vira uma colcha de retalhos.

EM ESTUDOS

Mas o vereador Uilian garante que não é bem assim. O modelo já é praticado em muitas prefeituras e no caso de Maringá abrangeria apenas um percentual entre 2 e 5% do orçamento, por exemplo, para atender as demandas dos 23 vereadores.

PRIORIDADE

Há negociações tratando inclusive que 50% da verba para investimento de cada vereador teria que ser, obrigatoriamente, destinada para a área da saúde pública. A ideia já teria apoio de 20 dos vereadores, faltando anuência nas negociações com o Executivo.

SE MEXER…

O Ministério Público sai a campo para resolver as barbaridades na obra do entorno da catedral. Pisos mal colocados, faixas táteis que acabavam no meio fio, etc. Dentre os excessos, a última promessa foi entregar a obra no final de dezembro. Se mexer vai feder…

LICITAÇÕES

A Secretaria do Trabalho, Renda e Agricultura Familiar vai adquirir um rolo compactador para realizar melhorias necessárias nas estradas rurais de Maringá. A licitação está marcada para 29 a partir das 8h30. Antes, no dia 24, a Secretaria Municipal de Educação vai licitar a compra de colchões, calçados profissionais e outros itens necessários.

LIXO

O prefeito de Maringá, Silvio Barros II, ficou deveras irritado com o excesso de lixo – restos de mudanças – depositados no canteiro central bem urbanizado da Avenida Petrônio Portela. A Fiscalização da prefeitura vai correr atrás desses casos!

É BEM ASSIM…

Livre pensar externado pelo senador Sérgio Moro, sobre as centenas de certamente injustiçados que aguardam as condenações do STF pelos atos, ou não, do 8 de janeiro: “Se tivessem roubado a Petrobras estariam livres!”

COMPARTILHE: