Início Maringá Hospitais de Maringá se destacam na luta contra o câncer

Hospitais de Maringá se destacam na luta contra o câncer

Ontem, 8, data que marcou o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná reafirmou seu compromisso com a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer, uma das principais causas de mortalidade no estado.

Com um cenário preocupante de aumento de casos nos próximos anos, a Sesa destaca a importância das ações de conscientização, especialmente em Maringá, que conta com centros de referência no tratamento da doença, como o Hospital Santa Rita e o Hospital do Câncer.

No Paraná, espera-se o diagnóstico de cerca de 36.900 novos casos de câncer em 2025, com destaque para tipos como câncer de mama, próstata, cólon e reto, traqueia e pulmão, e estômago. Em Maringá, esses serviços especializados garantem atendimento integral a pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo dados da Sesa, a Cidade é um dos principais polos de atendimento oncológico da região, oferecendo exames, consultas, tratamentos e cirurgias para diagnóstico e tratamento da doença.

A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e alertar sobre os sinais do câncer, que afeta mais de 9 milhões de pessoas ao ano no mundo.

“O câncer é um problema de saúde pública que vem crescendo, e a Sesa tem trabalhado intensamente para melhorar o acesso à prevenção e ao tratamento, especialmente com a atualização do Plano Estadual de Atenção para Diagnóstico e Tratamento do Câncer”, afirmou Beto Preto, secretário de Estado da Saúde.

No Estado, a prevenção ao câncer é uma prioridade e o município segue as diretrizes do estado com a oferta de exames de rastreamento. Mulheres entre 50 e 69 anos são orientadas a realizar mamografias a cada dois anos, enquanto mulheres de 25 a 64 anos devem fazer o exame de Papanicolau a cada três anos para detectar câncer de colo de útero.

Além disso, campanhas de conscientização sobre a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), principal causa do câncer de colo de útero, têm sido intensificadas, principalmente nas unidades de saúde do município.

O Hospital Santa Rita e o Hospital do Câncer, em Maringá, oferecem tratamento especializado aos pacientes diagnosticados com câncer. Ambos fazem parte da rede estadual de unidades de saúde habilitadas, que inclui 24 estabelecimentos em 15 cidades do Paraná, como hospitais de Curitiba, Londrina e Cascavel.

Além de ações de prevenção, a Sesa também disponibiliza uma cartilha informativa sobre os direitos dos pacientes com câncer, garantindo acesso a tratamentos, direitos trabalhistas e previdenciários.

O Dia Mundial de Luta Contra o Câncer serve como um lembrete sobre a relevância de manter a população informada sobre a doença e a necessidade de realizar exames periódicos. Com o aumento no número de casos diagnosticados anualmente, é fundamental que a população de Maringá esteja atenta aos sinais de alerta e procure atendimento médico para diagnóstico precoce.

“Estamos trabalhando para garantir que mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado. Quanto mais cedo o câncer for identificado, maiores são as chances de sucesso no tratamento”, concluiu o secretário Beto Preto.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: