
NÓIAS
Moradores próximos reclamam que a Praça Manoel Ribas (Zona 4) foi tomada por nóias: “Dia e noite bebendo, usando drogas, gritando, brigando, fazendo sexo, incomodando as pessoas que ainda se aventuram a passar pelo local”.
TRANCADOS
Aos moradores de prédios que tinham a praça como espaço verde para passear com os filhos, só resta agora ficar trancados nos apartamentos. E a cada dia surgem mais “moradores de rua” nas portas do comércio e edifícios próximos.
FLORIPA
Maringaense que mudou para Florianópolis diz que a tradicional Praia dos Ingleses foi tomada por nóias. Expulsos da área urbana por operações de força-tarefa, espalharam na orla e ruas próximas, prejudicando comércio e moradores à medida em que espantam os turistas.
EM COORDENAÇÃO
Parece que nada está sendo feito sobre os “moradores de rua”, mas há tratativas em andamento. Até o final deste mês teremos novidades sobre força-tarefa que englobará poderes, autoridades, entidades de assistência social, igrejas, etc.
SOLUÇÃO
Há preocupação em não errar. Estuda-se tudo o que já foi feito em outras cidades para tirar bandidos, vagabundos e drogados das ruas. Primeiro serão afastados os que aglomeram próximo de locais de assistência social, perenizando a permanência nas ruas.
DOAÇÕES
Proximidade de mais um feriadão, aumenta a preocupação no Banco de Sangue do Hemocentro Regional de Maringá. O estoque disponível está baixo. Doadores estão sendo esperados para superar a crise.
FAEP
Com inscrições abertas até 1º de maio, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná promove pelo segundo ano consecutivo o Concurso Excelência em Muçarela em parceria com outras entidades, dentro do Prêmio Queijos do Paraná.
CONCORRÊNCIA
Esta edição pretende superar a do ano passado, disputada por 450 queijos de 27 categorias. Para dar ideia da variedade e qualidade, concorreram queijos de leite de vaca, cabra, ovelha e de búfala.
NA MOITA
Alguns nomes já começaram, ainda timidamente, a mostrar a cara para a eleição do próximo ano. Candidato fortíssimo a deputado estadual
que não apareceu é Homero Marchese. Tem pelo menos 20 mil votos em Maringá.
AMBULÂNCIAS
A Secretaria de Saúde de Maringá acaba de receber cinco novas ambulâncias, modernas, equipadas. Foram entregues pelo Ministério da Saúde que o secretário Antonio Carlos Nardi conhece como a palma da mão.
CAPACITAÇÃO
Os veículos iniciam o projeto de ampliação da capacidade de resposta do Samu até 2026. Três ambulâncias substituem veículos antigos e duas são Unidades de Suporte Avançado (USA), ampliando o atendimento de urgência.
EXPOINGÁ
A presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, falou ontem na sessão da Câmara Municipal. Pediu apoio e convidou formalmente os edis para a próxima Expoingá.
PARTICIPAÇÃO
A feira está marcada para o período entre 8 e 18 de maio. Os vereadores não só prestigiarão, como também levarão a Câmara para estande no parque de exposições. O mesmo deve acontecer com a prefeitura e com a Assembleia Legislativa do Paraná.
VAGAS
As pessoas interessadas em trabalhar no setor de limpeza durante a 51ª Expoingá devem comparecer ao Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro nos dias 24 e 25 de abril, das 8 às 17 horas. Levar comprovante de residência e documentos pessoais.
OBRIGATORIEDADE
O Superior Tribunal de Justiça reafirma a obrigatoriedade da vacinação infantil. Imunização é direito garantido por lei que não deve ser negado por pais e responsáveis. Há também o direito coletivo; não vacinado pode se tornar um foco.
BRIGUEIRO
Em tempo de preocupação com casos de violência em escolas, a briga – coletiva – de alunos do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, anteontem, está repercutindo. Nesse mesmo colégio, ano passado, uma estudante partiu para cima de outra com canivete em punho e se não fosse a turma do “deixa disso”…
CONSEQUÊNCIA
A briga aconteceu fora do colégio e mesmo assim providências estão sendo tomadas. O que preocupa é que essas querelas não acabam só com admoestações. Quem bate esquece, mas quem apanhou permanece remoendo…