
A Secretaria de Assistência Social (SAS) de Maringá anunciou ontem, 14, a unificação definitiva dos Centros-Dia 1 e 2. O serviço agora funciona exclusivamente no prédio do antigo Centro-Dia 2, localizado na Rua das Primaveras, nº 142, no Conjunto Inocente Vila Nova. A medida resultou na ampliação da capacidade de atendimento, que passou de 27 para 33 vagas, com previsão de chegar a 60.
Segundo o secretário de Assistência Social, Leandro Bravin, em entrevista à CBN, a decisão foi tomada após a abertura de um inquérito no Ministério Público relacionado ao imóvel do Centro-Dia 1. “Desde 2022, sabíamos que havia um inquérito que exigiria adequações no prédio. Por isso, optamos pela mudança”.
O novo espaço, que antes atendia apenas sete idosos, agora concentra toda a demanda dos dois centros. A meta da pasta é atingir a capacidade total de atendimento, oferecendo assistência diária a até 60 idosos. O Centro-Dia funciona como um espaço de acolhimento durante o dia, com atividades e cuidados voltados à população idosa, retornando às suas casas ao final do expediente.
Além da reestruturação dos serviços, a SAS implantou recentemente o projeto “Envelhecimento Ativo e Saudável”, voltado à inclusão digital de pessoas idosas. A iniciativa oferece oficinas e atividades com o uso de computadores e smartphones, promovendo autonomia e integração social.
Bravin informou ainda que o município busca também recursos para a criação de um novo Centro-Dia na região do Sol Nascente e articula com o Governo do Estado a implantação de um Complexo do Idoso. “Estamos trabalhando para ampliar a rede de apoio e desenvolver mais políticas públicas voltadas à terceira idade”, disse.
Da Redação
Foto – Reprodução