
Foi lançada oficialmente na noite da última terça-feira (15), no Sebrae Maringá, a MAVi – Maringá Audiovisual, um movimento democrático criado para fortalecer e profissionalizar o setor cinematográfico do município. A iniciativa reúne produtores, diretores, roteiristas, atores, técnicos e demais profissionais da área que buscam fomentar o audiovisual como uma cadeia produtiva relevante e sustentável na Cidade.
Inspirada no modelo da LAVi (Londrina Audiovisual), a MAVi surgiu a partir de uma articulação entre as regionais do Sebrae de Maringá e Londrina, como parte do projeto Aliança Estratégica, que busca unir forças entre os municípios do Norte e Noroeste do Paraná para fortalecer suas economias criativas.
“Percebemos que, mais do que estrutura, Maringá precisava de organização e articulação entre os profissionais da área”, explicou o diretor e roteirista Miguel Fernando, um dos idealizadores do movimento.
A MAVi atuará com base em quatro eixos principais: mercado, cadeia produtiva, representatividade e gestão/conhecimento. Entre as metas iniciais estão a criação de uma agenda integrada de produções audiovisuais e uma plataforma com catálogo de fornecedores locais.
Além disso, outros objetivos incluem parcerias com redes exibidoras para veicular produções independentes, criação de um festival e de uma mostra de cinema e Implantação da Casa de Cinema, espaço físico com equipamentos para uso de produtores independentes e a realização de eventos, capacitações e presença em feiras e mercados audiovisuais.
Mesmo recém-lançada, a MAVi já acumula conquistas importantes. Uma delas é a retomada da Mostra Tupiniquim, com previsão de exibição de filmes locais em uma rede de cinemas de Maringá em setembro. Outra é a proposta de criação de um edital específico para o setor audiovisual no Fomento Aniceto Matti, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
Também foi protocolada uma proposta de lei, já encampada pelo vereador Flávio Mantovani, que institui o mês de junho como o Mês do Audiovisual em Maringá, abrindo espaço para eventos e ações voltadas ao cinema.
“O mercado audiovisual tem grande potencial para movimentar a economia criativa local e gerar empregos”, destacou o vereador Mantovani. Além disso, o prefeito Silvio Barros declarou apoio ao movimento e destacou o potencial da iniciativa. “Nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos. A organização do setor só pode ser benéfica para a cidade, e vocês terão o nosso apoio”, afirmou.
Da Redação
Foto – Reprodução