
AMUSEP
Os 30 prefeitos da região reúnem-se hoje às 8h30 na sede da Amusep em Maringá. Vão discutir temas importantes pautados pela presidente Ivonéia Furtado, prefeita de Mandaguari que conseguiu a presença do secretário estadual das Cidades, Guto Silva.
CONTATO
O secretário vai ouvir reivindicações da associação, de vários prefeitos e fazer explanação para facilitar o acesso a programas, investimentos e projetos estratégicos voltados para o fortalecimento da gestão pública municipal e ao desenvolvimento regional.
PAUTA
Dentre os temas previstos, um chama especial atenção: Licitações Compartilhadas, fórmula para alcançar melhores preços e produtos através da união de prefeituras. Também discutirão Protocolo de Intenções, Processo Seletivo Simplificado, Prestação de Contas, etc.
TRANSAMÉRICA
Esse conhecido centro empresarial de Maringá reunirá os condôminos em assembleia no próximo dia 30. O síndico Newllington Tarumi Toy colocará em discussão e votação a prestação de contas, eleição de síndico, sub e conselho, aprovação de orçamento e assuntos gerais.
UROTEC
Os acionistas da empresa de serviços médicos têm reunião para o dia 26 às 9 horas na Av. Nildo Ribeiro da Rocha 1701, Jardim Higienópolis. O presidente José Francisco da Silveira vai apresentar a prestação de contas.
CONLUIO
Principal corruptora da Lava Jato, empreiteira que pagava quantias injustificadamente exorbitantes por palestras de Lula no exterior, a Odebrecht livrou-se do nome sujo e agora é Novonor, mas pelo visto continua a parceria com o atual presidente.
DENÚNCIA
Esse registro é do deputado paranaense presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara Federal, Filipe Barros (PL). Ele não poupa críticas a Lula por ter enviado um avião oficial para buscar e dar asilo no Brasil à ex-primeira dama do Peru, Nadine Heredia.
RELACIONAMENTO
Permanecesse no Peru onde foi condenada a 15 anos de prisão por corrupção envolvendo a Odebrecht, a presença dela em cana manteria acesa a discussão sobre o caso. Segundo o deputado, Lula “dá asilo à companheira de crime”.
PESADOS
Postos à sucessão de Ratinho Junior, os nomes de Sérgio Moro, Cida Borghetti e Alexandre Curi provocam baixas na revoada inicial de pretensos candidatos. Mais de 10 começam a refrear o ímpeto inicial. Vão tentar a vice ou uma das duas vagas para o Senado.
OS DA RUA
Enquanto esperamos a conjugação de forças locais para o anunciado esforço para diminuir os moradores de rua, uma estatística sobre os resultados exemplares de Chapecó (SC). Somando quase 500 pessoas em 2021, resulta em apenas 48 neste ano, ou seja, após repetidas triagens o incômodo e preocupação social são bem menores.
MODELO
O Programa Mão Amiga – lançado em 2022 – que deverá servir de exemplo para o que se pretende realizar aqui, atendeu 539 pessoas: 319 estão bem, acomodadas e 124 estão em tratamento; 75 recaíram, 14 faleceram e sete estão reclusos, ou seja, tinham ficha criminal e foram recolhidos.
LEILÕES
Nos próximos dias 29 e 30 de abril, a partir das 10h, a prefeitura de Maringá promove leilões de veículos e sucatas. Na primeira data oferecerá 69 carros e motos em condições de circulação; e no dia 30 sucatas.
ÓBITO
Luciano Amadei, da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou ontem a quarta morte por dengue neste ano em Maringá. Ocorreu no último dia 8 e vitimou um idoso de 80 anos que tinha comorbidade.
PROXIMIDADE
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, 80% dos casos de dengue ocorrem por picadas de mosquitos criados nas moradias. Nas bandejas dos refrigeradores, ora nos pratinhos de plantas, em tampinhas, plásticos e coisas que retém água da chuva nas áreas e quintais.
MORTAL
O Aedes se tornou o minúsculo grande problema para a saúde pública em Maringá. As dores e problemas causados pela dengue são muito problemáticos e doloridos. Sem contar nos casos que desandam para a irrecuperável morte.
IRRESPONSABILIDADE
Não combater os criadouros de dengue em casa é uma grande irresponsabilidade. Falta de consciência com relação ao grave risco para familiares e vizinhos.
JOGO DURO
Partindo desse quadro de gravidade, o prefeito de Mandaguaçu – onde a dengue matou um cidadão – parte para o chamado “jogo duro”. A fiscalização inclusive vai utilizar drones para encontrar criadouros em residências.
NO BOLSO
O prefeito Beto Dentista informa e alerta que poderão ser aplicadas multas de até R$ 12 mil. Visam as pessoas cuja irresponsabilidade for configurada como ameaça à saúde pública e à da vizinhança.