
O Governo do Paraná anunciou a construção de 40 novos colégios estaduais em todo o estado por meio de um modelo de Parceria Público-Privada (PPP). A região de Maringá será contemplada com cinco novas unidades, que atenderão a Cidade, além de Sarandi e Marialva.
A iniciativa, chamada de Mais Escolas Paraná, foi divulgada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) como resposta à crescente demanda por vagas no ensino médio, especialmente no período diurno e em tempo integral.
“Hoje, o Estado enfrenta dificuldades para oferecer vagas para estudantes de ensino médio, e muitos acabam estudando à noite. A ampliação de vagas no tempo integral também é uma prioridade”, explicou o secretário de Educação, Roni Miranda, em entrevista.
O diferencial do projeto está no modelo de execução, já que as empresas privadas serão responsáveis pela construção e manutenção das escolas por 20 anos, enquanto o Estado arca com os pagamentos pela prestação de serviços nesse período. Após esse prazo, os prédios passam a integrar o patrimônio público.
Além da obra, a empresa contratada cuidará da manutenção, limpeza e preparação de alimentos. A merenda escolar, no entanto, continuará sob responsabilidade do governo estadual, por meio da Fundepar. A gestão pedagógica, professores e demais funcionários também permanecem sob o comando da Seed.
A licitação será realizada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o que, segundo o governo, garante transparência e maior segurança na aplicação dos recursos públicos. As 40 novas unidades escolares serão divididas em dois lotes: um com 19 colégios e outro com 21.
Da Redação
Foto – Reprodução