Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

AMIGO DA ONÇA

No Mato Grosso do Sul o deputado João Henrique se mostra um verdadeiro “amigo da onça”: apresenta para regulamentar via Estado os problemas e baixas que as onças causam aos rebanhos dos pecuaristas.

COMPENSAÇÃO

Trata-se de um mecanismo compensatório para proteger os felinos selvagens a cada dia mais encurralados pelas fazendas, iniciativa anterior ao caso da onça que tocaiou e matou um caseiro próximo da cidade de Aquidauana.

ATRAÇÃO

Em uma campanha para atrair turistas, pescadores, nota-se matérias diárias há meses na internet, propagando inclusive “onças safári” para vê-las. Alimentadas, elas vêm sendo mostradas cada vez mais perto como bichos que não atacam as pessoas.

PERIGO

Segundo um cacique, as onças atacam sim as pessoas. Ele próprio evitou um ataque, o mesmo acontecendo com sua mãe e avó, ou seja, ao longo de gerações. Esses ataques são comuns quando a onça está debilitada e impedida de alcançar presas de costume, assim como ocorreu com o caseiro, a presa humana é mais fácil.

EM OBSERVAÇÃO

No caso dessa onça que foi capturada, veterinários reportam problemas de saúde que estão sendo levantados. A princípio ela pesa 94 quilos, muito aquém dos 120 que deveria pesar, indicativo de alimentação deficiente.

MARINGAENSE

Faleceu ontem de mal súbito nos Estados Unidos, o Sandro Zanon, de tradicional família maringaense. Era conhecida como proprietária da empresa Gessolândia e há anos transferiu residência para a Califórnia.

EX-VEREADOR

Maringá também perdeu na sexta-feira o Luiz Carlos Clóvis, 65 anos, mais conhecido como “Luiz do Postinho”. Pioneiro, foi vereador de 2009 a 2012 e servidor público municipal. Estava internado em clínica de Floresta após acidente.

MANDAGUARI

Esta cidade completa 88 anos de emancipação política e a administração municipal programou shows de pagode e sertanejo, desfile, campeonatos de futebol e karatê, off-road, corrida, caminhada e motocross e um bolo com 88 metros de comprimento.

EM CAMPANHA

Amealhando forças políticas do Paraná e também de outros Estados, o governador Ratinho Júnior inicia neste final de semana um calendário de visitas a políticos que querem somar com ele na disputa pela presidência da república.

SÃO PAULO

Ratinho começa por uma cidade paulista, Ribeirão Preto, com a agenda se estendendo também a municípios próximos. Interessante que a primeira costura política que ele fez, há 3 meses, foi com o governador goiano, Ronaldo Caiado, que também acaba de se lançar pré-candidato.

CHANCE

Na opinião abalizada do secretário das Cidades, Guto Silva, que reuniu esta semana com prefeitos em Maringá, Ratinho tem nome com visibilidade para a próxima disputa: “Vivencia um momento político com boa projeção. Inclusive representa uma imagem política nova, jovem e realizadora”.

NA EXPOINGÁ

Se vereador tem como tarefa principal ouvir a população e fiscalizar o Executivo, a Câmara de Maringá terá muito trabalho na Expoingá. Ela vai se instalar em estande na feira, destacando a presença de sua Ouvidoria.

FILHO

Em vias de seguir o pai e desembarcar do PT, o deputado estadual Requião Filho tem pela frente um problema: qual partido? Ele está sofrendo como o pai, de dificuldade para ser aceito em outra sigla partidária.

ESTRUTURA

A Prefeitura de Maringá entregou esta semana as obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Desembargador Zeferino Mozato Krukoski. A população do Conjunto Thais agradece.

LUZ PÚBLICA

A próxima semana poderá ser decisiva e complicada para a questão da iluminação pública de Maringá. A empresa responsável não está respondendo com os documentos requisitados pela Comissão de Estudos da Câmara de Maringá.

INSATISFAÇÃO

Essa informação é do presidente da comissão, vereador Flávio Mantovani. O descumprimento alimenta suposições negativas. Se não apresentam relatórios requisitados é por que eles são negativos para a empresa em suas tratativas com a prefeitura?

COMPARTILHE: