Início Maringá Maringá vacina 8,4 mil pessoas no Dia D de vacinação

Maringá vacina 8,4 mil pessoas no Dia D de vacinação

A mobilização do Dia D de vacinação em Maringá, realizada no último sábado, resultou na aplicação de 8.400 doses de vacinas contra a gripe e a Covid-19. A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde e teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários.

Do total de doses aplicadas, 5.200 foram de vacina contra a gripe e 1.300 contra a Covid-19. O restante corresponde a outras vacinas disponíveis nas unidades de saúde durante o mutirão.

A campanha foi voltada principalmente ao público-alvo da vacinação contra a gripe, que em Maringá é composto por cerca de 180 mil pessoas, incluindo crianças de seis meses a seis anos, gestantes, idosos a partir de 60 anos e demais integrantes dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Para o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, a cobertura vacinal é uma prioridade para a pasta. “O Dia D é muito importante, principalmente por ser realizado em um sábado, o que facilita para quem precisa levar filhos e idosos com mais de 60 anos para se vacinar. Quando nos vacinamos, protegemos a nossa saúde, a da nossa família e de toda a comunidade”, destacou.

Com a mobilização, aproximadamente 20% desse público foi vacinado, um avanço importante diante da baixa adesão registrada nas primeiras semanas da campanha.

De acordo com Juvelina Silva, idosa que se vacinou nesse sábado na UBS do Conjunto Requião, o processo foi rápido e sem complicações. “Acordei cedinho e logo fui me vacinar, não demorei acho que nem 20 minutos no total. Fico feliz de já estar protegida pois daqui a pouco vem o frio, é sempre bom estar com a vacina em dia”, comentou. 

VÍRUS

Recentemente, a Secretaria de Saúde do Estado alertou que os vírus sincicial respiratório (VSR) e Influenza A tiveram aumento na circulação no Paraná nas últimas três semanas. A positividade nos testes para detectar a presença do vírus subiu 133,55% para o VSR, passando de 6,43% em março para 15,02% em abril (até 22/04). Já o vírus da gripe aumentou 497,78% – no mês de março a positividade estava em 0,90% e chegou a 5,38% na semana passada.

Na Cidade, segundo dados de abril deste ano, das 10 coletas de casos leves na Unidade Sentinela (UPA Zona Sul), seis foram positivas, sendo quatro para vírus sincicial respiratório, um para Covid-19 e um para Rinovírus. Nenhuma foi positiva para Influenza.

Da Redação
Foto – Keila Marques

COMPARTILHE: