Início Destaques do Dia 30% da população não procura 2ª dose da vacina contra Covid-19

30% da população não procura 2ª dose da vacina contra Covid-19

O secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, informou que a aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Maringá vem atingindo uma média de 70% da população. Ou seja, tem idosos que não estão indo completar o ciclo de imunização. Nessa porcentagem, a maioria é formada por profissionais da Saúde. Ele diz que é preciso reforçar ações de conscientização para os grupos prioritários.

“A gente não está tão ruim quanto outras cidades do Paraná. Queríamos que fossem 100%, mas ainda tem quem não procure as UBSs para a última aplicação. A faixa etária dos 65 anos é a que procura menos fechar o ciclo. O que a Secretaria de Saúde também observou é que quando a segunda etapa cai num domingo ou segunda-feira, a procura é menor. Pode ter fila, demora no atendimento, mas essas pessoas precisam completar a imunização. Cerca de 90% dos primeiros vacinados, com 80 anos ou mais, já tomaram a segunda vacina”, explicou Puzzi.

O secretário também informou que, se a pessoa perdeu a data para finalizar a quadro vacinal, procure um ponto de vacinação em até 10 dias. O dia de retorno na carteirinha é uma estimativa. Todavia, o atraso da segunda dose é bastante preocupante porque a pessoa tem mais chances de ficar doente enquanto aguarda a aplicação. Mesmo atrasada a aplicação deve ser realizada assim que possível.

“O indivíduo não vai perder a imunidade constituída após a primeira dose. A segunda etapa é um reforço, uma forma de estimular o corpo a produzir um número ainda maior de anticorpos. O calendário de vacinação deve ser seguido de acordo com o imunizante utilizado. Ou seja, quem tomou a CoronaVac deve aguardar a segunda dose da mesma estar disponível e não tentar receber a vacina da AstraZeneca/Oxford, por exemplo. Em Maringá a segunda vacina está garantida para quem inicia o processo de imunização”, informou o secretário.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: