Início Destaques do Dia Maringá tem melhor índice de vacinação do Brasil contra Covid-19

Maringá tem melhor índice de vacinação do Brasil contra Covid-19

vacina Covid-19 Fiocruz.

Dados do Ministério da Saúde e Datasus apontam que Maringá é o município com o maior percentual de pessoas vacinadas contra covid-19 no País. O índice é de 52% de imunizados com a primeira dose da vacina e, no balanço do Plano de Imunização, junho foi apontado como o mês com o maior número de vacinados em Maringá, 96.533 pessoas imunizadas. O sanitarista da Fiocruz Christovam Barcellos, destacou que existe uma relação entre bons índices de vacinação e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) satisfatório.

Segundo ele, “isso mostra que o melhor desempenho na prestação de serviço tem a ver com a organização da cidade, não só com a riqueza”. O IDH de 0,808 de Maringá é considerado “muito alto” pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acima da média latino-americana. Quanto a vacina, quando se analisa o recorte da população adulta vacinada, acima dos 18 anos, o índice é maior, chegando a 61%; com 218.457 vacinados até o último sábado.

“Os avanços do plano de vacinação municipal se devem às boas condições da rede pública de saúde em Maringá, ao preparo dos servidores, calendário eficiente e conscientização da população. Não ficamos repetindo grupos prioritários. Fomos monitorando e vendo que dava para avançar logo na idade”, afirmou o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, em reportagem ao Jornal Folha de São Paulo.
RETOMADA

Ontem, a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação de pessoas a partir de 38 anos sem comorbidades. A retomada da vacinação por idade só foi possível com a chegada de um novo lote do imunizante. Ao todo, 9 mil doses foram disponibilizadas pela 15ª Regional da Saúde do Estado do Paraná. Marcelo Puzzi, secretário da Saúde, disse estar otimista para essa semana, pois haverá novas doses chegando no município.
A Secretaria de Estado da Saúde iniciou nesta segunda-feira a distribuição de mais 366.530 vacinas contra a covid-19 para as 22 Regionais de Saúde. São 233.150 da Janssen, da Johnson & Johnson, e 133.380 da Pfizer/BioNTech. Para a 15ª Regional da Saúde, que contempla Maringá, estão reservadas 17.020 doses de Janssen e 8.664 doses de Pfizer.

O secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, garantiu que a maior parte do lote será destinada à vacinação da população geral acima de 18 anos, inclusive a da Janssen, de aplicação única. A meta do Paraná é avançar na imunização e alcançar a faixa etária dos 40 anos até 18 de julho, conforme o calendário. Outro objetivo é aplicar a primeira dose ou dose única em 80% da população-alvo até agosto e 100% até setembro.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: