Especialistas do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) promoveram um debate com os vereadores Sidnei Telles e Mário Hossokawa sobre o projeto que amplia a altura de prédios em Maringá. A reunião resultou em um ofício enviado à Câmara Municipal com o pedido de arquivamento porque o assunto precisa ser debatido na revisão do Plano Diretor. O projeto ainda não chegou ao plenário, mas vem causando polêmica ao permitir a construção de prédios de até 699 metros acima do nível do mar, ou seja, com até 16 andares a mais dependendo da região da Cidade.
O Instituto não se posicionou contra o projeto de lei, mas pede que o assunto seja discutido no Plano Diretor que está em andamento. A sociedade, de acordo com Tânia Verri Galvão, arquiteta e integrante da entidade, precisa participar do debate, uma vez que prédios mais altos geram consequências na paisagem urbana, na rotina das pessoas e alteração nos símbolos arquitetônicos. O conteúdo desse encontro está na página do IAB no Youtube com o título “conversas sobre a Cidade – legislação e verticalização”.
O vereador Telles reforçou que a lei estimula a verticalização, mas sem aumentar a área construída. Disse ainda que o prédio será mais fino com áreas verdes e de lazer. Tudo seguindo as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução