As secretarias de Limpeza Urbana, Meio Ambiente e Educação lançam hoje o Programa Maringá Recicla. Serão diversas ações visando a conscientização das pessoas em relação ao impacto dos resíduos no meio ambiente e a promoção dos cinco pilares da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. De imediato, a Prefeitura doou uma esteira e uma prensa, entregues pelo Governo Estadual, para uma cooperativa do município.
Esses equipamentos já foram instalados e, a partir de agora, será feita a análise dos materiais volumosos coletados e os que gerarem renda serão encaminhados para as cooperativas. Segundo Paulo Gustavo Ribas, secretário de Limpeza Urbana, os associados vão desmontar esse conteúdo e retirar partes que podem ser comercializadas, por exemplo, o ferro, vidro, metais, entre outros itens. Outra análise que acontece paralelamente é o das alterações no IPTU Verde; intenção é que o benefício apoie a sustentabilidade.
No próximo mês, inicia a distribuição de sacos de lixo verde nas casas e condomínios de Maringá; objetivo é aumentar e incentivar a separação do lixo. As secretarias querem estimular o reaproveitamento de resíduos e, posteriormente, inserir o tema no Edital de Inovação deste ano. Os empreendedores poderão apresentar soluções para atingir objetivos e manter o meio ambiente saudável.
Outra ação estudada é a formalização de uma parceria com o Provopar para a realização do Armazém Solidário que deve comercializar materiais recolhidos nas ruas que estejam em boas condições de uso. Toda renda será revertida para as cooperativas. O assunto é conversado com integrantes do Programa Recicla Acim, da Associação Comercial e Empresarial de Maringá. Quem participar vai poder trocar materiais recicláveis por produtos ou descontos nas lojas associadas à entidade.
“A pandemia e a situação econômica instável do País são responsáveis pelo aumento no número de autônomos que passaram a coletar lixo na Cidade. Por isso, a Prefeitura percebeu a necessidade de fortalecer as cooperativas. Já conseguimos levar a coleta de lixo para 100% da cidade e aumentamos de 2% para 7% o volume coletado em Maringá. Além de aumentar a consciência da população e elevar o reaproveitamento dos resíduos, o Maringá Recicla também tem o objetivo de fortalecer as cooperativas de reciclagem”, concluiu Ribas.
A Secretaria de Educação entra na iniciativa em uma parceria com a Secretaria de Limpeza Urbana para levar ações de conscientização sobre questões ambientais aos alunos e pais. A compostagem também será assunto abordado.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução