Início Destaques do Dia PlanMob recebe inúmeras propostas da população

PlanMob recebe inúmeras propostas da população

Ontem foi realizada uma oficina para debater o Plano de Mobilidade Urbana de Maringá (PlanMob). O assunto foi tratado com representantes de entidades do município e também da sociedade civil organizada. As reuniões aconteceram no Colégio Osvaldo Cruz e no Paço Municipal. Em abril o PlanMob deve ser concluído e posteriormente virar lei.

O Plano de Mobilidade Urbana de Maringá está sendo elaborado por uma consultoria especializada. A responsável precisa ouvir a opinião da população para elaborar o documento e essas consultas públicas são feitas pela internet e/ou oficinas presenciais.

Nas discussões algumas pessoas falaram sobre o fim do estacionamento público, aprovando a prática; enquanto outras desejam mais vagas. Além disso, tem propostas para resolver problemas com buraco na rua, falta de asfalto, o trevo de Iguatemi sempre aparece nas reclamações, assim como propostas de tarifas zero, melhorias do transporte coletivo, entre outras

Em entrevista para a Rádio CBN Maringá, o engenheiro civil Samir Jorge, da assessoria da presidência do CREA, disse que o trânsito deve melhorar quando o transporte coletivo trouxer mais qualidade.

“No ponto de vista da engenharia de trânsito, o melhor investimento sempre é no transporte coletivo. Por mais que a gente tente fazer a educação no trânsito, melhorar o conceito de mobilidade do veículo, para o processo melhorar do ponto de vista geral da cidade, o transporte coletivo é essencial. Temos que encontrar caminhos, mecanismos, dentro da política de mobilidade para que o transporte coletivo seja mais atrativo do que é até hoje. Questões como essa podem fazer o processo de melhoria de mobilidade, onde o cidadão comum tem que sentir que o transporte coletivo tem eficiência e eficácia”, explicou Samir.

Os interessados em participar das oficinas comunitárias devem confirmar participação pelos e-mails: contato.cidadeviva@gmail.com e semob_mobilidade@maringa.pr.gov.br

“Nós estamos aqui para ouvir e o que nós pudermos contribuir através da OAB nós vamos contribuir, temos que melhorar dia a dia porque hoje a imprudência é muito grande, então nós podemos melhorar com sinalização, algumas adequações e podemos salvar muitas vidas”, falou o advogado.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: