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O líder de verdade não é míope

A principal característica da liderança é motivar pessoas. A personalidade do líder busca sempre novos desafios. A falta de desafios provoca a inércia.

Certa vez ouvi do publicitário Júlio Ribeiro que o medo de ousar já fechou muito mais empresas do que a ousadia e os burocratas são muito mais perigosos do que os poetas. Não entendi direito porque ele falou dos poetas, mas me atenho aqui aos burocratas.
Penso que a vontade de se preparar deve ser maior do que vontade de vencer, afinal, são os preparados que vencem o jogo da vida. Uma palavra forte no conceito do líder é a palavra “influência” que na verdadeira liderança irá aparecer sempre no lugar da palavra “imposição”.
O líder influencia e o seu papel maior é motivar pessoas e ter a mente aberta para novas possibilidades, incluindo-se aí as inovações de gestão e principalmente as reinvenções, seja de processos, de sistema ou de tecnologia.
As ideias são inúteis se não forem seguidas de ações.
O que motiva o ser humano? Desafios extraordinários produzem pessoas extraordinárias. O pensador, filósofo, advogado e senador romano Lucius Annaeus Sêneca disse: “Não nos falta valor para empreender certas coisas porque são difíceis. Porém, são difíceis porque nos falta coragem para empreendê-las”.
Como palestrante da área de inteligência emocional e motivacional, inspirando pessoas em tantas e tantas palestras, não somente ensino, como, fundamentalmente aprendi que a motivação é a única coisa que faz a diferença e se você perder a motivação, aos poucos você perde tudo.
Esse conceito, mesmo em tempos de revolução digital, é praticado pelos executivos mais influentes do mundo, profissionais que ajudam na transformação das empresas mais rentáveis do planeta. E muitas vezes, sob o ônus de um remédio amargo.
Quantas vezes você ouviu em alguma palestra que em certas circunstâncias é preciso afiar os machados? Ou seja, é preciso se preparar e em algumas situações é melhor recuar um passo para em seguida dar mais dois à frente. O momento que vivemos, pós pandemia, nos faz pensar no melhor posicionamento da liderança que é o equilíbrio. Nos bons tempos, as pessoas, as empresas em sua “zona de conforto” jogavam a sujeira para debaixo do tapete.
Hoje, é preciso buscar excelência, tecnologia, novos talentos, produtividade e mais do que eficiência e eficácia, estar presente com a efetividade de sua equipe de trabalho. Os nossos limites dependem de nossa ousadia.
A inflação e ameaça d alguma recessão voltou a ser tema no palco do nosso dia a dia, nas conversas do café, nas manchetes das mídias... A grande pergunta é: O que fazer? Como se comportar? Como enfrentar este momento delicado?
O papel da liderança é enxergar o que todo mundo vê, mas com olhos diferentes. Muitos pisam no freio, outros no acelerador. A saída é trabalhar o comprometimento dos seus times, aprimorar serviços, conquistar mais clientes, treinar mais as equipes, buscar a fidelidade de quem faz o seu negócio existir.
Definitivamente não basta ter apenas conhecimento, mesmo tendo a real noção de que o saber destrói incertezas. É preciso ter ATITUDE, agregar serviços aos produtos, melhorar atendimento, melhorar distribuição e logística, dar mais atenção à assistência e aos controles. Os que pisaram no freio arrefeceram, saíram do mercado.  Time que entra pensando em empatar já começa perdendo de um a zero. Os que pisaram no acelerador herdaram um mercado maior, com menos concorrência.
O verdadeiro líder tem essa visão, possui este diagnóstico de sua equipe, de seu mercado. Sabe que àqueles que pisaram no freio querem “voltar”, mas a água do rio já passou, perderam o mercado e certamente irão engrossar as fileiras dos negativos de plantão, dos descontentes e desmotivados que dão combustível ao coro dos que acham que vivemos uma crise sem precedentes o tempo todo e sem solução. 
O líder de verdade não é míope... Ele enxerga as dificuldades, mas a sua visão é maior, é de entrega, é de superação, é de resultados. Repensar o negócio, a carreira das pessoas, de sua equipe, deve ser uma constante, afinal, não dá mais para esperar. O mundo é mutante e exige rapidez. E a realidade continua, ou seja, os clientes não reclamam, apenas mudam.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs que já venderam milhões de cópias e exemplares no Brasil, América, Ásia e Europa. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Grupo Silvio Santos, entre outros…  compram suas palestras. Experiências no Japão, Portugal, Estados Unidos, entre outros países… 5000 palestras realizadas no país e exterior. Atualmente no top 10 dos livros mais vendidos no ranking do Google.
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