Início Destaques do Dia Secretarias municipais traçam 317 metas para cumprirem em 2022

Secretarias municipais traçam 317 metas para cumprirem em 2022

Servidores aprovam reajuste salarial após proposta da Prefeitura

No dia 14 de fevereiro o secretariado municipal da Prefeitura assinou o Plano de Metas e Resultados da Administração. Cada um dos secretários e secretárias assumiu um termo de compromisso, criado após a definição das metas de cada pasta para o exercício de 2022. Ao todo o plano conta com 317 metas a serem cumpridas este ano. Hércules Maia, secretário de Governo, detalhou alguns desses planos traçados.

“Uma das prioridades da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema) é o desenvolvimento e implantação do Sistema Online de Adoção de Animais. Objetivo é facilitar o processo e aproximar os cães e gatos dos possíveis tutores. Atualmente existe um perfil online no Flickr para esse contato com a secretaria. Mas o objetivo é uma plataforma exclusiva com esse tipo de atendimento aos maringaenses”, contou Maia.

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp) planeja a implantação da Academia Sustentável (IngáFit) no município. Desde a concepção do projeto até a criação, os equipamentos passaram por vários testes ergonômicos e biomecânicos. A academia deverá ser climatizada, com piso e tinta ecológicos, banheiro com acessibilidade e máquinas de última geração. Outra meta da Sesp é a entrega de obras dos Centros Esportivos da Vila Operária e do Jardim Alvorada. Objetivo é que a estrutura seja igual a montada no CSU, Vila Morangueira, já entregue à população. Ainda no setor de esportes, a Secretaria de Assuntos Metropolitanos de Maringá (Ametro) já começou os trabalhos para desenvolver e promover o Circuito Metropolitano de Cicloturismo de Maringá.

“A Secretaria Municipal de Governo (Segov) tem duas metas importantes e como prioridades, o desenvolvimento para instauração do Projeto LED – Iluminação Pública no Município de Maringá e a instauração do Projeto de Energia Fotovoltaíca nos Prédios Públicos. O último programa conta com a criação de uma usina. É sabido que seja uma cidade grande ou pequena, oferecer uma iluminação adequada e de qualidade vai muito além da substituição de luminárias queimadas, manutenção de postes, etc. Com menor consumo de energia e maior vida útil, as luminárias de LED são muito mais sustentáveis e diminuem a necessidade de substituição”, explicou ele.

Hercules destacou que os objetivos da Gestão Ulisses Maia são avançar mais na eficiência da administração pública e manter Maringá como a melhor cidade do País para viver, além de seguir proporcionando qualidade de vida a todos os maringaenses por meio de serviços públicos. Na Secretaria de Saúde, por exemplo, uma meta é aumentar a oferta dos serviços especializados ambulatorial e hospitalar. Com isso, ressaltando a responsabilidade da secretaria em planejar, desenvolver e executar ações de vigilância epidemiológica, sanitária e nutricional; assim como orientação alimentar e de saúde do trabalhador. Objetivando sempre a preservação da saúde da população.

“Pensando no bem-estar dos maringaenses, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) tem como meta a revitalização do Parque Alfredo Nyffeler, o ‘Buracão’, promovendo acessibilidade e realizando melhorias na pista de caminhada; a Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom) vai se empenhar para a construção do Centro de Eventos Oscar Niemeyer; e a Secretaria de Assistência Social (SAS) segue empenhada para, o quanto antes, dar início ao funcionamento dos Restaurantes Populares”, informou Hércules.

A Prefeitura de Maringá, atualmente, conta com secretarias municipais e o Procon (com status de secretaria municipal), além da Agência Maringaense de Regulação, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e Maringá Previdência, consideradas autarquias municipais e que também apresentaram metas, com termo de compromisso assinado pelos respectivos diretores-presidentes. Para o Procon, a principal é promover o Selo Procon, atribuição de qualidade para as empresas que cumprirem os requisitos do edital que ainda será lançado. Uma segurança para o consumidor. Enquanto a Maringá Previdência tem como meta implantar o Projeto Pré-Aposentadoria, do Programa ArticulAção.

“Buscamos melhorar sempre na gestão, por isso criamos este plano de metas, com objetivos definidos em todas as áreas. Ao final do ano, vamos avaliar o resultado e ter ainda mais eficiência para a criação de novas metas para 2023”, concluiu o secretário de Governo de Maringá, Hércules Maia.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: