Início Destaques do Dia Maringá tem 2.104 casos positivos de dengue

Maringá tem 2.104 casos positivos de dengue

A Secretaria de Saúde de Maringá divulgou o boletim semanal da dengue. Mais uma vez mostrou que os casos da doença estão aumentando no município que, atualmente, tem 2.104 pessoas com a doença. Em sete dias foram 274 casos novos de infecção. Na última semana foram registradas 597 notificações. A cidade está em estado de epidemia de acordo com o levantamento que começou em agosto do ano passado, início do calendário epidemiológico.

O Boletim Arbovirores, também trouxe números notificados de Chikungunya e Zika Vírus, mostrando que a situação é preocupante devido ao aumento dos casos de dengue. O município soma 11 casos de Chikungunya, sete são analisados e três já foram descartados. Apenas um caso confirmado é importado. Já sobre Zika Vírus, são quatro casos notificados e todos foram descartados. Importante ressaltar que Maringá teve duas mortes por dengue confirmadas pela Secretaria Estadual de saúde (Sesa) Para frear o avanço da dengue, a proliferação do mosquito transmissor e otimizar o atendimento dos pacientes, a Prefeitura vem intensificando os mutirões, vistorias em domicílios, atividades de conscientização, mudanças no fluxo do sistema de saúde e a aplicação do fumacê. O carro que faz a pulverização do veneno tem cronograma fechado até dia 26 deste mês. Lembrando que as ações envolvem mais de 200 pessoas, entre servidores e voluntários.

Os bairros que vão receber o fumacê são: Zona 07, Jardim Universitário, Grevíleas I e III, Jardim Mediterrâneo, Parque Avenida, Jardim Tóquio, Chácaras Morangueira, Jardim Alvorada I, Morangueira e Vila Morangueira. Mas além disso, valem os cuidados em cada quintal. No último Levantamento do Índice de Infestação identificamos que o lixo nas residências corresponde a 45% do total de locais que são focos da dengue, ou seja, dá para manter o controle com hábitos básicos.

DENÚNCIAS

Situações de lixo podem ser denunciadas pela Ouvidoria Municipal por meio do aplicativo ‘Ouvidoria 156 Maringá’ (disponível para Android ou iOS), pelo telefone 156 e ainda pelo site da prefeitura maringa.pr.gov.br. O denunciante tem a garantia do sigilo apenas indicando a opção. Durante a fiscalização, se constatada a denúncia, o proprietário será notificado para fazer a limpeza. Não cumprindo a ordem em 15 dias ou se não informar que a mesma foi feita, será multado. Os valores variam entre R$ 393 a R$ 30 mil, de acordo com o tamanho do terreno. Nos mutirões já foram recolhidas mais de 32 toneladas de materiais inservíveis de quintais e fundos de vale.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: