Início Maringá Arcebispo celebra missa no Santuário de Santa Rita

Arcebispo celebra missa no Santuário de Santa Rita

O Santuário de Santa Rita de Cassia de Maringá volta a receber público no dia da Padroeira neste domingo, 22. Isso acontece depois de dois anos sem a realização das celebrações. As Santas Missas acontecerão às 5h45, nove horas, 12 horas, 15 horas, 18 e 20 horas. O Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, irá presidir a celebração das 15 horas em homenagem a santa das causas impossíveis. Ao longo do dia, a expectativa é que mais de 18 mil fieis passem pelo Santuário.

Santa Rita é considerada também protetora das viúvas e a santa das rosas. Diferentemente de muitos santos católicos de tempos antigos, ela tem uma particularidade: é possível traçar muitos detalhes de sua vida. Nasceu na cidade italiana de Roccaporena, desde criança foi religiosa, tendo sonho de seguir uma vida devota e que morreu no dia 22 de maio de 1457. Santa Rita foi casada e teve dois filhos; porém, perdeu os entes. O marido foi assassinado e os filhos morreram de peste bubônica. Somente depois desses acontecimentos ela se tornou religiosa.

A santa foi beatifica no ano 1627, em Roma, pelo Papa Urbano Vlll. A canonização foi no ano de 1900, no dia 24 de maio, pelo Papa Leão Xlll e a festa é comemorada no dia 22 de maio de todo ano. No nordeste do Brasil, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte, ela é a padroeira, inclusive lá está a maior estátua católica do mundo, com 56 metros de altura. Santa Rita também é considerada a Madrinha dos Sertões.

Quanto as rosas, uma passagem na vida da santa a tornou famosa. Perto do fim da vida, a religiosa teria sido visitada por um parente. O familiar trouxe uma rosa da casa onde morava numa época de inverno na Itália. Depois disso, no local onde ela orava surgiu uma única rosa branca.

SERVIÇO

O Santuário Santa Rita de Cássia fica na Avenida Pioneiro Maurício Mariani, 671, no Jardim Itaipu. O estacionamento do Parque do Japão estará liberado para acolher peregrinos que forem ao Santuário de carro, os ônibus de caravanas também poderão ficar estacionados no local, gratuitamente.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: