Início Maringá Passeio especial com jardineira sobre arborização de Maringá

Passeio especial com jardineira sobre arborização de Maringá

O Instituto Ambiental de Maringá (IAM) vai realizar no domingo, 25, um passeio especial com a jardineira sobre a arborização do município. Durante a atividade, que faz parte da programação do ′Mês da Árvore′, os participantes vão descobrir características e curiosidades sobre árvores raras, exóticas e antigas da Cidade. No total foram liberadas 30 vagas para o evento. Cada inscrito vai pagar R$ 2.

O objetivo, segundo o IAM é apresentar curiosidades do verde de Maringá que acabou de conquistar o título de ‘Cidade Árvore do Mundo’.

O percurso será saindo da Catedral, às 9h30, percorrendo diversas avenidas da Cidade. Durante o trajeto, a comunidade poderá conhecer detalhes da arborização que forma grandes corredores verdes nas avenidas São Paulo, Laguna, Brasil, Colombo, Rio Branco, Bento Munhoz da Rocha Neto, Luiz Teixeira Mendes e outras.

“Maringá coleciona curiosidades sobre a arborização, desde a árvore que cresceu deitada, a que fez uma avenida ser desviada do traçado original e até a árvore que encantou a princesa Michiko, do Japão, em 1978. As árvores, além de toda a beleza e de representarem uma riqueza ambiental importante, contam a história da nossa cidade. É por meio das árvores que vamos descobrir um pouco mais sobre Maringá”, afirma a diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff.

A diretora-presidente ressalta que, se houver desistência, os interessados que não conseguiram fazer a inscrição para o passeio poderão participar da atividade.

TÍTULO
A cerimônia de entrega do título de “Cidade Arvore do Mundo”, ou “Cidade Amiga da Árvore”, aconteceu na manhã de ontem no Auditório Hélio Moreira. O título foi entregue pela Arbor Day, fundação credenciada junto à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Poucos municípios têm este título na América do Sul.

A argumentação para defender o título para Maringá foi feita pela Secretaria de Limpeza Urbana. O documento aponta que a Cidade possui 21 áreas de preservação ambiental, sendo 14 parques. Além disso, são 90 praças e diversas calçadas ecológicas. Atualmente o município apresenta em média 150 mil árvores. Também foram citados projetos como o “Fabricando Árvores” que será implantado dentro do Viveiro Municipal de Maringá para produzir mudas arbóreas nativas que serão plantadas em ruas, praças e fundos de vale.

Esteve presente na cerimônia o secretário da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Cássio Brufatto. Na ocasião também foi oficializada a realização do V Encontro Regional Sul de Arborização Urbana e o III Fórum Paranaense de Arborização Urbana entre os dias nove e 11 de novembro em Maringá. A programação prevê mesas redondas com a participação de pessoas ligadas à administração municipal, ONGs, universidades, entre outros órgãos.

Victor Cardoso
Foto – PMM

COMPARTILHE: