Início Colunistas A fórmula básica do sucesso: intenção, prioridade, produtividade

A fórmula básica do sucesso: intenção, prioridade, produtividade

Quer ter uma vida produtiva? Você deseja olhar para a sua vida e se sentir relevante? Hoje, quero apresentar uma fórmula simples para conquistar resultados extraordinários.

A fórmula é: intenção, prioridade e produtividade. Essa fórmula aparece no livro “A única coisa”, do escritor Gary Keller.

O autor lembra que todo mundo quer se sentir produtivo. Queremos olhar para a nossa vida e identificar valor em nossa existência.

Por isso, muita gente acha que precisa fazer muita coisa. Tem gente que acha que se não fizer muitas coisas, se não estiver envolvido em inúmeras tarefas, não realizará grandes coisas – logo, a vida será vazia.

Também é habitual olhar para alguém que se destaca e focar naquilo que está aparente. Mas o que está aparente é apenas um pedacinho do todo. É apenas o último item da fórmula; é a produtividade.

Como eu disse, a fórmula tem três elementos: intenção, prioridade e produtividade.

Pense então na fórmula como uma pirâmide. Na base da pirâmide está a intenção; em seguida, a prioridade; por fim, no topo (o que se destaca), a produtividade. O que chama a atenção é a produtividade.

Você trabalha numa empresa e ali tem alguém que brilha. É querido pelo chefe, se relaciona bem com os clientes, faz sucesso… Na igreja, tem aquela pessoa que lidera, que organiza programações, que todo mundo quer bem… Na faculdade, está aquele aluno, querido pelos professores, e sempre com excelentes notas…

As ações dessas pessoas chamam a atenção. Elas são produtivas. Mas essa é a parte aparente. O que geralmente não enxergamos é que naquela pessoa existe intenção e prioridade.

Entenda, quem busca dar sentido aos seus dias, precisa ter clareza de sua intenção: o que realmente quer, o que deseja realizar, onde quer chegar?

“As pessoas mais produtivas começam com intenção e a usam como uma bússola. Permitem que o propósito seja a força-guia em determinar a prioridade que direciona suas ações. […] Quanto mais produtivas (ou quanto mais brilham) as pessoas, mais intenção e prioridade as motivam” (Gary Keller).

Essas pessoas agem de acordo com a intenção que possuem e, com isso, priorizam determinadas ações, obtendo o resultado desejado. O que é visível – a produtividade e, para algumas pessoas, até mesmo o lucro ou as riquezas conquistadas – na prática, está sempre amparado pela substância que serve como a base de todas as conquistas: intenção mais prioridade.

Se não existe clareza de propósito, nossos movimentos diários não são intencionais. E ao não existir intenção, também não existe prioridade. Logo, os resultados serão frustrantes.

Por isso, é necessário lembrar que “nosso destino é determinado por nossas decisões, e nossa vida , moldada por nossas escolhas”, diz Keller.

Todos os dias, vejo pessoas – e muitos jovens, infelizmente – desperdiçando a vida fora porque não sabem onde querem chegar. Dedicam mais atenção a uma navegação vazia nas redes sociais, dormem até duas da tarde, mas não investem nelas. Não sabem o que querem.

A gente só se move de forma assertiva quando sabe o que é mais importante para a vida. Nossa prioridade é aquilo que julgamos ser mais importante, e nossa produtividade vem das atitudes que tomamos. Gary Keller ainda afirma que “nossas intenções determinam nossas prioridades, e nossas prioridades determinam a produtividade de nossas ações”.

Um dos grandes escritores da literatura mundial, Charles Dickens, afirmou que “nosso propósito determina quem somos”. E aí quem somos e aonde queremos ir determina o que fazemos e o que conquistamos. Pegou a ideia?

Viva com clareza de propósito, mova-se com intencionalidade, tenha prioridade e aja de acordo com ela; assim, você terá uma vida produtiva.

Ronaldo Nezo
Comunicador Social
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação

Visite meu blog: 
http://blogdoronaldo.wordpress.com

Siga-me no instragram: 
http://instagram.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: