Início Destaques do Dia Dia Mundial de Combate à Aids tem mutirão de testagem e orientação...

Dia Mundial de Combate à Aids tem mutirão de testagem e orientação em Maringá

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Secretaria da Saúde promove, nesta quinta-feira, um mutirão de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C, no Auditório Hélio Moreira. A ação será aberta ao público das 12 horas às 16 horas. Além de realizar os testes na hora, serão distribuídos autotestes. A data foi escolhida em alusão ao Dia Mundial de combate à Aids, em primeiro de dezembro.

“Por mês, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza, em média, 500 testes. As outras Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também realizam testagem gratuita por meio de agendamento. Sem contar que, nos casos graves com sintomas, o exame é feito na hora. O teste é totalmente sigiloso e o resultado sai em 30 minutos. Hoje queremos reforçar a importância da informação e dos cuidados. Objetivo é esclarecer riscos, formas de prevenção e tratamento da doença”, disse Clóvis Melo, secretário de Saúde.

Foi em 1981 que se tomou conhecimento dos primeiros casos de síndrome de imunodeficiência adquirida (Aids), em Los Angeles, nos Estados Unidos. A doença, que é o estágio mais avançado da infecção pelo vírus HIV, deixa o corpo debilitado e sujeito a uma série de infecções secundárias, como a tuberculose, que podem levar o indivíduo à morte. Muitos avanços foram feitos ao longo dos anos em termos de pesquisa e tratamento, todavia os números de contágio por HIV vêm aumentando no Brasil nos últimos anos, principalmente entre jovens de 20 e 34 anos. As informações são do Ministério da Saúde.

Ainda não existe vacina contra o HIV e focar na prevenção é a solução mais efetiva. Usar o preservativo nas relações sexuais e realizar exames regulares são métodos preventivos acessíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como todo o tratamento da Aids, gratuito e com privacidade garantida por lei.

SERVIÇO

O mutirão de testagem será no Auditório Hélio Moreira, das 12 às 16 horas, nesta quinta-feira. Já o Centro de Testagem atende de segunda a quinta-feira, das sete às 16 horas, na Policlínica Zona Sul.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: