Uma sequência de audiências públicas do ‘Orçamento Cidadão’ será feita pela Prefeitura de Maringá entre os dias 22 e 30 de maio. Ao todo, serão cinco Assembleias de Planejamento e Gestão Territorial (APGTs), agendadas em sete encontros em dias diferentes e regiões do município. Dessa maneira, duas são extras realizadas nos distritos de Floriano e Iguatemi.
As audiências do ′Orçamento Cidadão′ pretendem consultar a população das Unidades Territoriais de Planejamento a respeito de quesitos urbanos e orçamentários referentes àquela territorialidade. O intuito é expandir o debate e dar suporte à tomada de decisão do Executivo, contribuindo com as definições da Lei Orçamentária Anual (LOA).
A Secretaria de Fazenda (Sefaz) é encarregada de organizar a elaboração das leis orçamentárias da cidade, em parceria com cada secretaria e com a participação popular.
Conforme o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto, a gestão municipal atende a legislação e está com todas as contas aprovadas e já deferidas pelos órgãos fiscalizadores. “Os números e dados sempre são disponibilizados à população.”
Para a diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Bruna Barroca, a participação da comunidade é importante para o planejamento da cidade. “É com a contribuição da população que garantimos melhorias à comunidade. Com as assembleias, podemos entender as necessidades das pessoas e contribuir para a vida delas.”
As assembleias públicas serão presenciais e transmitidas pelo YouTube da Prefeitura de Maringá. Por meio de um questionário online disponível entre os dias 28 de abril e 16 de junho também é possível participar.
Maynara Guapo
Foto – Reprodução