“Quando o machado entrou na floresta, as árvores gritaram: O cabo é dos nossos.”
(Provérbio Turco)
IMPACTO
O vídeo divulgado pelo ex-prefeito Sílvio Barros, que confirmou sua pré-candidatura a prefeito, causou grande impacto entre os aliados e entre os adversários. A campanha eleitoral já está ganhando corpo e espaço nas conversas dos eleitores maringaenses, daqui alguns meses ocupará as ruas também.
INDEFINIDO
Agora as especulações giram sobre quem será o pré-candidato a vice ou a pré-candidata para formar dupla com Sílvio Barros. O empresário Wilson Mattos Filho já disse que não será e o ex-prefeito Roberto Pupin, também, disse que não será. Já especularam também os nomes de Sandra Jacovós e do Flávio Mantovani. A assessoria de imprensa do Partido Progressista informou ao JORNAL DO POVO que o vice “não foi definido”.
BASE 1
Entre os atuais 15 vereadores, o ex-prefeito Sílvio Barros não deverá ter uma grande base de apoio. Analisando os rumos dos partidos que estão filiados apenas os vereadores Mário Hossokawa, que é do PP, Sidnei Telles, que está indo para o Podemos e, talvez, do delegado Luiz Alves, caso seu partido Republicanos ficar na base do PP. Por enquanto, Silvio não tem muitos cabos eleitorais na Câmara Municipal.
BASE 2
O pré-candidato a prefeito Edson Scabora, que já inicia sua campanha com um grande grupo de apoio representado pela atual administração, na Câmara de Vereadores deverá ter o apoio de Alex Chaves, Onivaldo Barris, Belino Bravin e Manoel Sobrinho.
BASE 3
O pré-candidato Humberto Henrique, nome escolhido pelo Partido dos Trabalhadores para disputar a Prefeitura, já tem como certo o apoio do vereador Mário Verri e, muito provável, da vereadora Ana Lúcia.
BASE 4
O pré-candidato a prefeito, Homero Marchese, está montando sua rede de apoio e na Câmara deverá ter como aliados a vereadora Cris Lauer e o vereador Rafael Roza.
BASE 5
Os vereadores Altamir da Lotérica e o agora, ex-vereador Bacurau, deverão participar da campanha o pré-candidato Evandro de Oliveira.
BASE 6
O vereador Biazon faz parte do grupo político do pré-candidato à prefeitura, Do Carmo. Já o vereador Maninho, provavelmente, fechará com o pré-candidato delegado Jacovós.
ENCANTADO
O vice-prefeito Edson Scabora gosta muito de falar sobre a Maringá Encantada e já existe a especulação dos investimentos e preparação para a última edição da atual gestão. Será destinado um valor como merece uma grande despedida? Mas um amigo comentou que esse ânimo dependerá do resultado das eleições em outubro.
CRÍTICO
O estado de sujeira e perigo de um imóvel localizado na Vila Santa Isabel, é lamentável e preocupante. O local é muito conhecido pela prefeitura, que frequentemente é acionada para limpar, mas é necessário interditar para evitar foco de dengue, insetos e ratos.