Início Maringá UEM é destaque em ranking de publicações científicas

UEM é destaque em ranking de publicações científicas

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está em 20º lugar entre as melhores do Brasil no ranking sobre publicações científicas. A classificação Leiden Ranking 2024 inclui 1.506 universidades de 72 países. Entre as 38 universidades brasileiras ranqueadas, seis instituições são estaduais e estão classificadas na seguinte ordem: 1º lugar a Universidade de São Paulo (USP); 2º Universidade Estadual Paulista (Unesp); 3º Universidade de Campinas (Unicamp); 26º Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e 29º Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além das estaduais, o ranking destaca 30 universidades federais (uma delas é tecnológica e outra é rural), e duas Pontifícias Universidades Católicas.

Criado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês) da Universidade de Leiden, na Holanda, o ranking buscou informações na base de dados multidisciplinar Web of Science. Foram considerados artigos de pesquisa e artigos de revisão publicados de 2019 a 2022. Neste período, segundo o levantamento, a UEM teve 1.926 e a UEL 1.341 artigos publicados.

Na metodologia usada pelo CWTS os dados são coletados diretamente dos sites das universidades e da base de dados, dispensando a inscrição de candidaturas pelas instituições de pesquisa.

Um sistema automatizado de busca de informações compila dados de três bases de periódicos divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biomédicas e da Saúde; Ciências da Vida e da Terra; Matemática e Ciência da Computação; Ciências Físicas e Engenharia; e Ciências Sociais e Humanas.

Conforme o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a colocação da universidade no ranking demonstra a relevância social e a qualidade das pesquisas feitas na instituição. “As universidades estaduais estão no Interior do Estado, em contato com diferentes realidades, e as pesquisas desenvolvidas por elas refletem o alcance das universidades. São pesquisas aplicadas de interesse social, que contribuem para o desenvolvimento do Estado em todas as áreas do conhecimento. Isso também mostra a importância do investimento público que tem sido realizado na formação dos pesquisadores.”

As publicações contabilizadas seguem alguns requisitos, os textos acadêmicos são compilados de revistas científicas internacionais, com redação em inglês e com um ou mais autores. Os textos que têm somente um autor possuem maior peso em relação aos artigos com autoria coletiva.

As universidades foram avaliadas por meio das seguintes características: impacto científico, colaboração – interinstitucional, internacional e com a indústria – artigos publicados na modalidade de acesso aberto e também pela diversidade de gênero na autoria das produções.

ENSALAMENTO

Os mais de 11 mil candidatos aos vestibulares de Inverno e EaD 2024 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) já podem consultar o ensalamento para as provas neste domingo (14).

A informação pode ser consultada pelo vestibulando por meio do Menu do Candidato do respectivo concurso, acessado via site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) ou App Vestibular UEM. No menu, os candidatos poderão conferir um cartão informativo com números de bloco e sala, assim como o endereço do local de prova.

Em Maringá, as provas ocorrerão no câmpus sede da UEM e na UniCesumar. Também haverá aplicações em outros 11 municípios do Paraná – Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Segundo a CVU, o trabalho de preparação e adequação dos lugares de prova já está em andamento, com previsão de conclusão neste sábado (13). Todos os materiais de identificação das salas e blocos já estão impressos. No total serão usadas 286 salas diferentes, distribuídas entre os 13 locais de aplicação.

As provas ocorrem entre 13h50 e 19h deste domingo, com entrada permitida nas salas de aula a partir das 13h20. De acordo com a CVU, os candidatos devem sair de casa cedo. A recomendação é chegar ao local de prova com no mínimo uma hora de antecedência em relação ao começo do teste. Os resultados dos concursos serão divulgados em 9 de agosto.

Ao longo das cinco horas de prova os concorrentes deverão responder a 50 questões objetivas, no estilo somatória, além de uma redação com no mínimo 15 linhas. Orientações e conteúdos programáticos das provas podem ser consultados nos manuais do candidato do Vestibular de Inverno e do Vestibular EaD 2024.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: