Início Destaques do Dia Prazo para entrega da Delegacia Cidadã em Maringá é prorrogado

Prazo para entrega da Delegacia Cidadã em Maringá é prorrogado

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), lançou o edital para licitação da construção da Delegacia Cidadã em Londrina, desejo antigo da região que é bastante populosa e necessita de um local adequado para atender a alta demanda da cidade. - Curitiba, 08/06/2021 - Foto: SESP/PR

O prazo para a entrega da Delegacia Cidadã em Maringá foi prorrogado para maio do ano que vem. A ordem de serviço foi assinada em fevereiro de 2023 e o prazo era de 360 dias para a conclusão. De acordo com o Governo do Estado, foi necessária a prorrogação do prazo de execução em decorrência da atualização do processo de cessão de uso do terreno junto à União. Após a plena conformidade documental, foi aprovado junto à prefeitura o projeto executivo da obra, com a devida emissão do alvará de construção. O processo já foi concluído e a obra está em andamento.

A obra terá o valor de R$ 9.769.003,69. Dividida em duas fases, terá operação da Diretoria de Edificações da Secretaria das Cidades (SECID). Na primeira fase serão feitos os projetos básico e executivo de arquitetura e engenharia e, na segunda, a construção do edifício na rua Thiago Netto, 363, que terá três pavimentos e 1.791,23 m² de área construída.

O conceito da Delegacia Cidadã é oferecer instalações modernas, de acordo com as inovações necessárias à promoção da segurança pública e com às demandas geradas pelo crescimento da população. A ideia é reunir em uma mesma estrutura, e de maneira mais humanizada, os serviços de atendimento para as vítimas de crimes e o público em geral.

“É um conceito novo de serviço prestado pela Polícia Civil à comunidade, com todos os cuidados para atender as pessoas da melhor forma; aproximar o Estado e a Polícia da sociedade. Já temos outras unidades implantadas e tenho a certeza de que Maringá e região irão ganhar muito”, afirma o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Uma Delegacia Cidadã tem salas para receber, separadamente, vítimas, agressores ou suspeitos, além de ambientes isolados para adolescentes, mulheres e idosos. A estrutura de acesso à delegacia conta com piso tátil alerta e dimensional para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. As calçadas em volta do prédio possuem guias rebaixadas. Internamente, o espaço tem elevadores e sanitários adaptados para pessoas com deficiência.

A Delegacia Cidadã não tem carceragens, somente uma cela, pequena, para custódia provisória de presos, enquanto for necessário colher os depoimentos para o inquérito policial.

O projeto é ainda concebido de modo que centralize serviços para a população, reduzindo custos operacionais da Polícia Civil.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: