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CAFS atende 115 animais silvestres em Maringá

O Instituto Água e Terra (IAT) atendeu 1.099 animais silvestres por meio dos quatro Centros de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) no primeiro semestre deste ano. Em Maringá, foram 115. Londrina lidera com 660 assistências. Na sequência vem Cascavel com 180 e Guarapuava 144. O montante é ligeiramente inferior quando comparado com o mesmo período do ano passado, que fechou com 1.172 consultas veterinárias.

O atendimento é viabilizado através de convênios entre o órgão ambiental e instituições de ensino, sendo em Maringá com Unicesumar.

Conforme a Resolução Conjunta Sedest/IAT Nº 3 de 2022, o Centro de Apoio à Fauna Silvestre é um lugar preparado para receber, identificar, marcar, triar, avaliar e estabelecer tratamento veterinário para animais acolhidos por órgão ambiental em ações de fiscalização, resgates ou entrega voluntária por particulares.

A permanência dos animais depende do tempo necessário para a recuperação. O destino pode ser a soltura no habitat natural ou, quando é um risco devolvê-los para a natureza, são levados para criadouros habilitados pelo IAT, ou mantenedores individuais, igualmente habilitados pelo órgão ambiental.

Os atendimentos variam a cada caso, porém, consistem na avaliação do animal, e, se for preciso, o tratamento de doenças, acompanhamento biológico, uso de medicações e curativos e procedimentos cirúrgicos, o que não é uma obrigação das CAFS, mas que podem ser feitos no local. Esse tipo de atenção ajuda a proteger a fauna silvestre e a prevenir o crescimento de animais em risco de extinção.

DENÚNCIA

Ao ver algum animal silvestre ferido ou para denúncias de atividades ilegais contra animais, entre em contato por meio da Ouvidoria do Instituto Água e Terra (IAT) ou com o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, da Polícia Militar do Paraná.

Se preferir, ligue para o Disque Denúncia 181. Informe de maneira objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rápido as equipes conseguem realizar o atendimento.

Da Redação
Foto – Reprodução

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