Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

NADA DE “POSTÃO”

Com abertura marcada para o dia 16 de setembro, o Hospital da Criança Irmã Calista vai funcionar inicialmente com 61 leitos, 60% deles reservados para pacientes do SUS. Bem distante do que apregoavam as más línguas, de que não funcionaria neste ano ou que iniciaria como um “postão de saúde”.

PREFERÊNCIA

Essa cota do SUS será mantida prioritariamente mesmo quando o hospital atingir sua capacidade total de 148 leitos de enfermaria e 40 leitos de UTI pediátrica e neonatal. Atenderá média e alta complexidade para pacientes de até 18 anos.

EMPREGOS

Ganhadora da licitação para administrar o hospital, a Liga Álvaro Bahia de Combate à Mortalidade Infantil (LABCMI), está convocando inicialmente uma equipe de 98 profissionais para iniciar as atividades hospitalares.

INICIAIS

Além de médicos, enfermeiros, pessoal de laboratório, emergência, centro cirúrgico, portaria, cozinha, lavanderia, comercial, contábil e de comunicação; analistas de processos de qualidade, almoxarifado, recursos humanos, jurídico, administrativos, etc.

ASSEMBLEIA

Como previsto, Alexandre Curi (PSD) foi aclamado ontem com 53 votos, novo presidente da Assembleia Legislativa. Agora Flávia Francischini (União) é vice-presidente; Delegado Jacovós (PL)segundo vice, Moacyr Fadel (PSD) terceiro.  Maria Victória foi mantida segunda-secretária.

AMBIÇÃO

Tido como deputado determinado e organizado, no mínimo Alexandre vai tentar seguir os passos do avô, Anibal Khoury que foi 5 vezes presidente ao longo de 9 mandatos.

GOVERNO

Mas Alexandre tem também um olho no Executivo. Confidenciam que ele visa alcançar o governo do Paraná já em 2026. Por enquanto um sonho difícil de alcançar pelo gigante que está na frente dessa disputa, o maringaense Sérgio Moro.

QUASE LÁ

Isso é o que indica pesquisa com três quadros de opinião pública divulgados ontem pela Paraná Pesquisas. Eles prospectaram a preferência sobre os nomes de cinco políticos, mas em dois foram incluídos – um de cada vez – os nomes de mais dois políticos, Marcelo Belinati e Cida Borghetti.

PERCENTUAIS

No geral a pesquisa mostra que o paranaense hoje opta pelos seguintes candidatos a governador em 2026: Sérgio Moro tem entre 41,3% a 44,6%; Rafael Greca por volta de 17,2%, Cida Borghetti 11,2%, Alexandre Curi 9,7%, Marcelo Belinati 8,8%, Ênio Verri entre 5,2% e 5,8%, Darci Piana cravado em 1,7%.

CONCLUSÕES

A não ser que a política mude muito em dois anos, nomes sejam excessivamente desgastados ou elevados, algumas conclusões. Alexandre deve seguir na AL, será difícil de tirar o próximo governo de Sérgio Moro, Darci Piana não serve mais para vice, Cida Borghetti agrega muito nesse quesito.

ÔNIBUS

Primeiro foi Curitiba, agora é Foz do Iguaçu. As duas divulgando investimentos em qualidade nas suas frotas de ônibus urbanos como novos veículos elétricos. Seguem os passos de Maringá onde a TCCC já tem elétricos rodando há anos

PADROEIRA

Semana “quebrada” pelo feriadão de quinta-feira. Dia 15, festa da Padroeira de Maringá, Nossa Senhora da Glória que inclusive dá o nome à catedral.  Desfile iniciando às 16h na Avenida XV de Novembro, frente a prefeitura, missa campal às 17h oficiada pelo arcebispo Don Frei Severino Clasen.

VAGAS

Maringá bate recordes na oferta de empregos. Atualmente são 1.628 vagas que podem ser consultadas online no portal Emprega Brasil – do Ministério do Trabalho, ou pelo aplicativo Sine Fácil. Também na Agência do Trabalhador (8h às 17h30), telefone (44) 3309-5000.

COMPARTILHE: