Início Destaques do Dia Maringá é a 9ª cidade mais competitiva do Brasil

Maringá é a 9ª cidade mais competitiva do Brasil

Maringá é a 9ª cidade mais competitiva do Brasil, de acordo com o ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado ontem pelo Centro Brasileiro de Liderança Pública, em parceria com a Tendências Consultoria. O ranking se baseia em 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos (sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações) e três dimensões (economia, sociedade e instituições).

Além disso, o município subiu duas colocações, com índices de destaque em qualidade da saúde e em outras áreas, tendo boa posição na dimensão Sociedade, saltando 44 posições. Os 10 mais competitivos são: Florianópolis, São Paulo, Vitória, Porto Alegre, Barueri, São Caetano do Sul, Curitiba, Campinas, Maringá e São Sebastião.

Em qualidade da saúde, que analisa a oferta correta de serviços e receptividade da população, Maringá está em 5º lugar no País. A Cidade ganhou 110 posições nesse indicador. O município tem o melhor resultado em mortalidade na infância (15ª colocação). Essa lista é liderada por Balneário Camboriú e São Bento do Sul, em Santa Catarina.

“O excelente resultado de Maringá no ranking representa um avanço em relação ao ano anterior e comprova que nossa cidade segue em ritmo acelerado de transformação. A competitividade significa garantir a qualidade de vida da comunidade e seguimos com diversas ações e políticas públicas para proporcionar os melhores serviços públicos aos maringaenses”, diz o prefeito Ulisses Maia.

Outro destaque é em saneamento, complementando outros índices que colocam cidades do Estado na liderança. Conforme o Ranking de Competitividade, esse indicador é essencial para garantir condições mínimas de vida, com dignidade para a população, sendo fundamental enquanto temática de saúde pública.

RANKING 
A quinta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 404 cidades (7,25% do universo de municípios), representando as cidades do Brasil com população acima de 80 mil habitantes conforme a população oficial dos municípios com base nos dados definitivos do Censo Demográfico de 2022. No Estado foram analisadas 26 cidades.

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: