Início Colunistas Amorologia

Amorologia

São João vai direto à essência: “Deus é Amor”, de onde chegamos a um silogismo fundamental para a fé cristã: Deus é Amor; Jesus é Deus; logo, Jesus é Amor. Dizer, pois, que só Jesus salva é o mesmo que dizer que sem Amor ninguém se salva.

     Tudo bem. Mas o que significa exatamente salvar? A etimologia ajuda a entender: salvar é curar, sarar, sanificar (cf. latim “sanus” / “salus” / “salvus”), daí vindo também saúde (“salud” em espanhol, “santé” em francês), tal como sanar, sanear, salutar, sanidade, santidade.

     Mas salvar quem? Salvar a humanidade, visto que, embora tendo sido criados para ser plenamente felizes, até hoje continuamos distantes desse ideal. Há bloqueios vários dificultando o acesso à bem-aventurança: uma série de distúrbios, entre os quais o egoísmo, a ambição, a arrogância, a inveja, o ódio – enfermidades geradoras de toda espécie de sofrimento.

     Ante tal diagnóstico, deduz-se  que o ser humano, para ser feliz, precisa antes ser salvo, ou seja: recuperar a boa saúde espiritual. Foi para isso que Jesus (o Amor em sua manifestação visível) esteve alguns anos entre nós. Veio ensinar a gente a ser feliz, começando por formar equipe com um grupo de amigos chamados apóstolos. Treinou-os e os enviou mundo afora com a missão de convidar toda gente a com ele recolocar na trilha do céu a história da terra.

     Era o início de um longo processo de salvação, a ser desenvolvido passo a passo: acolhimento > eclesialização > purificação da mente e da alma > evangelização > amorização.

     Com a mente limpa e a alma encharcada de ternura, bondade e paz, estaremos prontos para iniciar uma nova caminhada rumo à eterna graça, bastando, daí por diante, manter o coração permanentemente conectado com a fonte do Amor – o coração de Jesus.

      Quanto maior o número de pessoas amorizadas, mais próximos estaremos todos do estado de bem-aventurança. Só assim finalmente seremos uma grande família de gente feliz.

     Gente feliz é feliz por ser gente que ama.

     Gente que ama tem o coração hospitaleiro e alegre, tem a mente sadia e limpa, tem a alma serena e doce. Gente que ama não se irrita, não comete injustiça, não abusa da inocência das crianças, não ofende, não agride, não calunia, não mata, não rouba, não mente, não guarda mágoa ou rancor, não deixa que alguém a seu lado sofra por falta de pão ou de cobertor ou de medicamento ou principalmente por falta de colo.

     Gente que ama sorri, escuta, perdoa, ajuda, abraça, beija. Gente que ama gosta de gente, gosta dos passarinhos, gosta dos bichos, gosta das plantas, gosta das flores, gosta das águas, gosta do sol, da lua, da brisa, das estrelas. Gente que ama gosta de amar – gosta da vida.

      No dia em que todos nos encharcarmos de Amor, seremos todos felizes sim, e então não haverá mais maldade no mundo, não haverá mais pobreza, não haverá mais sofrimento, não haverá mais tristeza. Seremos uma só família, unida e boa, do jeito que Deus programou.

A. A. de Assis
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: