Início Destaques do Dia Vacinas contra a dengue e coronavírus estão em falta em Maringá

Vacinas contra a dengue e coronavírus estão em falta em Maringá

As vacinas contra a dengue e o coronavírus estão em falta em Maringá. O imunizante em combate a covid-19 está faltando para todos os públicos. O último lote chegou no município na segunda quinzena de setembro, destinado para adultos e para que têm de 12 a 17 anos, com comorbidades. No total eram 2.500 doses. As doses para covid-19 infantil também estão em falta desde agosto. Além disso, o imunizante contra a dengue para a primeira dose também está em falta. As vacinas de combate à dengue são para o público de 10 a 14 anos. O último lote que chegou na Cidade foi em agosto, porém, todo usado para aplicar a segunda dose.

Com isso, Maringá tem aproximadamente 23 mil pessoas entre 10 e 14 anos para vacinar contra a dengue. Até o momento, pouco mais de 5 mil crianças e adolescentes estão imunizados.

De acordo com a coordenadora de imunização Edlene Aceti Goes, uma solicitação foi feita no início de outubro. “A previsão era o recebimento ainda neste mês, mas na terça-feira nós fizemos uma nova adequação, uma reavaliação e nova solicitação, tanto para dengue quanto para covid-19. A previsão é que seja para a próxima semana. Nós esperamos receber ainda no mês de outubro, mais tardar no início do mês de novembro.”

Em Maringá, o pedido é de 7 mil doses para covid-19 e 3.500 para a dengue.

Ainda segundo ela, assim que houver o recebimento das doses, o quantitativo, caso não mude o que foi solicitado novamente ou o recebimento de menor quantidade, haverá a divulgação na imprensa a estratégia, os horários de vacinação das unidades para que as pessoas possam procurar o que for mais fácil e propício. “Lembrando sempre de levar a carteirinha de vacina e documentos, principalmente o CPF”, diz.

PARANÁ

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deve receber hoje 96.600 doses da vacina monovalente XBB em combate ao coronavírus. A logística de distribuição para as cidades está prevista ainda nesta semana. O imunizante é destinado para a pessoas acima de seis meses, sendo o mais atual em uso no combate à doença, pois protege contra a variante XBB 1.5, que faz parte das variantes atualmente circulantes do SARS-CoV-2.

O lote será da vacina Moderna, a mesma para crianças e adultos, variando somente o volume da dose. Atualmente, a imunização engloba crianças de 6 meses a menores de 5 anos, como parte da vacinação de rotina, e adultos elegíveis. A prioridade será para pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas, imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, entre outros grupos prioritários.

As últimas remessas enviadas ao Estado pelo governo federal foram no dia 19 de agosto (5.000 doses destinadas especialmente para crianças) e no dia 27 de setembro, com 35 mil doses da vacina monovalente XBB contra o coronavírus para a população com idade acima de 12 anos.

COBERTURA VACINAL

Atualmente no Paraná a cobertura vacinal monovalente para quatro doses é de 20,47%; para as três doses, de 57,39%, e de 87,71% para as duas doses. Ao todo foram aplicadas 29.924.295 doses do imunizante em combate ao coronavírus. Em números absolutos, o Estado está em quinto lugar no País. Os estados de São Paulo (131.390.515), Minas Gerais (53.280.595), Rio de Janeiro (42.350.005) e Bahia (36.148.314) estão à frente.

Conforme o sistema Notifica Covid-19, do começo do ano até o momento foram confirmados 45.706 casos e 219 óbitos no Paraná. 

Da Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: