Início Coluna Francês Press Francês Press

Francês Press

NOSSA GRANA

Nossos políticos vivem em eterna campanha. Talvez esteja aí a explicação para produzirem tão pouco e o que é pior: com o nosso dinheiro. Ele vai em forma de taxas, multas e impostos abusivos, mas não volta na forma e volume esperados.

POLITICAGEM

Mal acabou a campanha municipal, antes mesmo de assumirem todos já estão envolvidos nas disputas de microrregiões, de diretorias das câmaras, dividindo secretarias que ainda vão criar, preparando expulsões de CCs, adversários, etc.

ESCALA

O novo prefeito prometeu, é coisa de registrar para comparar. Você acredita que vão diminuir as arrecadações da chamada “indústria das multas de trânsito” em Maringá? Se não acredita, já adianto uma desculpa que será usada: aumentaram os carros e consequentemente… as infrações.

EUFEMISMO

Vão continuar chamando os radares que fotografam veículos que furam sinais, excedem velocidade e realizam manobras proibidas de “pardais”?. Pobre passarinho, ele não dedura ninguém é uma maldade o que fizeram.

LIGAÇÃO

A falta de guardas de trânsito em Maringá está diretamente ligada ao grande número de multas. Por outro lado, provando que os guardas estão em falta: ninguém mais recebe multa para não usar o cinto de segurança.

LENTIDÃO

Houvesse guardas nas ruas, a ação deles abreviaria os engarrafamentos diários em diversos cruzamentos de avenidas. Também diminuiria os excessos e avanços de sinal que provocam tantos acidentes.

DONOS DA RUA

Sem contar os motociclistas que não respeitam o sinal vermelho. Dizem que a maioria desses usa motos roubadas e fazem as entregas para o tráfico de drogas. Colocam a própria vida, e dos outros em risco. Aumenta inclusive o número de pessoas atropeladas por motos sobre faixas de pedestres. 

AMUSEP

Passada a eleição, modificado o quadro de prefeitos da região, a associação de municípios já prepara a eleição da nova diretoria da AMUSEP. Nem sempre os anunciados são os mais cotados, mas nessa condição aparecem os nomes de Suzie Pucillo (Astorga) e Fábio Chicaroli (Lobato).

ATENÇÃO

Desde sexta-feira (1/11) o Pix ganhou regras mais rígidas contra fraudes. Transferir valores acima de R$ 200 só para telefone ou computador previamente cadastrado em banco. Limite diário para dispositivos não cadastrados: R$ 1 mil.

FORMA

Cá entre nós: como são muitas – milhões – as transações, e mínimos os golpes, isso se chama controle governamental. Envolve defesa dos interesses de bancos que passam a atuar de várias formas nesse controle.

ESCONDE-ESCONDE

Não posso indicar, mas em um município da região, prefeito e secretários estão roendo as unhas. Perderam a prefeitura para um adversário e são muitos os “furos” nos cofres da cidade. Papo reto: a verdade é que houve muita ladroagem.

VAI “NEVAR”

Já vi isso em Maringá e deu xabu. A primeira dama anunciou ao vivo, mas não nevou! Confesso que dei boas risadas. Ela queria enforcar o especialista em nevascas. Quem anuncia novamente neve para o próximo Natal é Campo Mourão.

MAQUINÁRIO

A neve artificial será produzida e jogada para o alto por 20 máquinas. Campo Mourão agregou essas “nevascas” ao seu Natal a dois anos. Muita gente já fez selfies como estivesse na Europa, States, Chile, etc. Uma família levou até um pinguim… de geladeira!

COMPARTILHE: