SEGURANÇA
Governadores do Sul e Sudeste reuniram em Florianópolis para discutir fórmulas de integração para solução de problemas comuns. Entre elas, a mais discutida foi a união das polícias e estruturas de segurança pública.
REAÇÃO
Essa iniciativa demonstra a rejeição ao governo Lula que pretende colocar todas as forças de segurança sob comando federal. De cara os governadores já disseram que não querem perder o comando das suas polícias.
À FRENTE
Praticamente liderando os “revoltosos”, o governador Ratinho Junior defendeu a integração interestadual e endurecimento da lei penal para combater o crime organizado. Destacou também que os Estados combatem o crime local melhor que a União.
COMPROMISSO
Neste sábado os sete governadores assinam uma carta conjunta com temas relacionados com o combate à criminalidade. Eles pretendem unir forças pincipalmente dos seus Grupos de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e das secretarias de Segurança Pública.
OUTRAS MEDIDAS
Os chefes de Estados querem outras soluções para a segurança pública. Entregaram para as lideranças, sugestões para modernizar o Código Penal, acabar com a impunidade, endurecer e aumentar as penas contra o crime organizado.
SOLTURAS
Definição do governador Ratinho: “Os estados têm diminuído a criminalidade, as polícias prendem bandidos todos os dias. O que muitas vezes acontece é que eles são presos e soltos sucessivamente”.
FRAQUEZA
Assinalou Ratinho Júnior e foi muito aplaudido pelos demais governadores e autoridades estaduais da segurança pública: “Então o erro, na nossa visão, é a fraqueza na punição, que acaba incentivando a criminalidade”.
SUCATAS
O Detran do Paraná está promovendo leilão de 312 veículos apreendidos. Também oferece um lote de sucatas. Os lances para veículos recuperáveis começam em R$ 958,80 para uma Parati.
PROCEDIMENTOS
As vendas serão realizadas a partir do dia 5. Os interessados em examinar os veículos poderão vê-los nos pátios do Detran em Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Apucarana.
MINGUOU
A iluminação natalina mingua como o atual governo municipal. O que se vê pelas ruas é apenas uma fração do enfeitamento promovido em outros anos. Político é bem assim quando perde o interesse. Mas o mundo dá voltas…
HOMICÍDIOS
Interessante o mapa dos crimes de homicídio, confeccionado a partir da comparação das ocorrências a cada 100 mil habitantes. Os cálculos abrangeram os homicídios ocorridos de 2003 a 2022.
POLÍTICA
Dentro do Atlas da Violência do IPEA, o estudo identificou que estados governados por partidos de direita apresentaram resultados mais eficazes na redução da violência, em comparação com administrações de centro e esquerda.
DADOS
Os dados gerais: Direita – 24 homicídios por 100 mil habitantes, em média. Centro: 30,7 homicídios por 100 mil habitantes, em média. Esquerda: 32,1 homicídios por 100 mil habitantes, em média.